Você sabe o que os irlandeses comem?

By in , ,
Você sabe o que os irlandeses comem?

Acredito que seja a curiosidade de muitos intercambistas saber o que os irlandeses comem. Os hábitos alimentares são bem diferentes dos nossos, um tanto quanto estranho também. Mas é tudo questão de costume e cultura, com o tempo, os intercambistas acabam adquirindo alguns desses hábitos. Mas se tem uma coisa que não dá para abrir mão: é o jeito que fazemos arroz.

Na Irlanda, eles não refogam o arroz com alho e cebola como nós brasileiros, dificilmente você irá ver um irlandês dourando o alho e a cebola ao ponto de incendiar o ambiente com aquele cheiro maravilhoso de comida de mãe. Eles simplesmente cozinham os condimentos.

Mas no caso do arroz, os condimentos cozidos ou dourados estão fora do cardápio. Os irlandeses fazem arroz como quem faz um macarrão, no final escorrem a água e voilà, bon apetit!

Achou estranho esse hábito? E se eu te contar que eles colocam vinagre na batata frita? A batata é o alimento mais consumido na Ilha da Esmeralda. Ela está presente em diversos pratos, inclusive no típico fish and chips (peixe e batata frita). Um Prato Tradicional da Inglaterra que foi adotado pelo irlandês durante a colonização. Se você pedir essa refeição ou apenas fritas em qualquer lugar da Irlanda, eles vão te perguntar: sal e vinagre?

Outro Prato Típico é o purê de batata com linguiça (mashed potatos and sausages). As crianças adoram e essa combinação faz parte, inclusive, do cardápio nas escolas. O mesmo acontece com o macarrão a bolonhesa (esse é nosso conhecido) e o chicken curry – frango ao molho de curry- (comida de origem indiana).

Falando assim pode até parecer um cardápio parecido com o nosso, mas eu te garanto que o sabor é bem diferente. Primeiro que os irlandeses usam pouco sal (e pouco açúcar também), segundo que usam uns temperos diferentes dos brasileiros, o que faz a comida parecer bem diferente da nossa.

Café da manhã

Que tal um café da manhã reforçado? Ovos, bacon, chouriço, linguiça, tomate, cogumelos, uma torradinha e um chá para finalizar. Esses são os ingredientes do famosos Irish Breakfast, servido nos restaurantes e pubs da Irlanda. É certo que eles não comem essa refeição todos os dias. A maioria se delicia dessa montanha de proteínas nos finais de semana.

Durante a semana o café da manhã lembra o nosso Brasileiro: cereal e leite para as crianças, café com leite e pães para os adultos. Ah, mas os pães são doces. Difícil encontrar algo salgado para comer de lanchinho da manhã ou da tarde. Sabe aquela vontade louca de comer um salgado no final do dia? Aqui a vontade não passa, porque o máximo que você vai conseguir será: pão com manteiga – que você terá que preparar em casa ou no trabalho, é claro. Na Irlanda não tem pão na chapa para vender nas padarias.

Ah, já ia esquecendo de dizer que no Irish Breakfast também tem feijão, mas não é um feijão qualquer, é um feijão com molho de tomate e pasmem: doce! Os irlandeses comem um feijão doce, ele vem enlatado e pode ser encontrado em qualquer supermercado por centavos.

Almoço

Se você espera comer arroz e feijão no almoço, durante seu Intercâmbio na Irlanda, você tem duas opções: fazer em casa ou correr até o restaurante brasileiro mais próximo de você.

Esse tipo de refeição não é nem de longe o que os irlandeses comem. Eles preferem algo leve no almoço, como, por exemplo, um sanduíche de frango, presunto e queijo, tomate e alface; frutas; sopas ou café com leite.

As vezes eu acho que eles se alimentam só de café com leite ou Chai ( famoso chá com leite). O Irlandês sempre tem um xícara na mesa do trabalho ou nas mãos enquanto andam pelas ruas. Os cafés em Dublin estão sempre lotados. Depois da batata, café com leite deve ser o alimento preferido dos irlandeses (risos).

Jantar

O Jantar costuma ser um dos pratos típicos citados acima, eles jantam cedo, uma vez que não almoçaram direito é preciso se alimentar bem ao final do dia, não é mesmo?

E você o que achou do cardápio irlandês? Durante o seu Intercâmbio você irá provar todas essas comidas típicas? Espero que sua resposta seja um SIM, afinal de contas o intercâmbio cultural envolve muito mais que apenas aprender inglês.

É preciso se inserir na cultura, aprender sobre a história do país, viajar e conhecer pessoas para que esse momento da vida seja completo. Descobrir e conhecer o que os irlandeses comem também faz parte dessa experiência incrível que é morar em outro país.

Quer saber mais sobre a Irlanda e seu programa de intercâmbio? Confira esse Guia Completo que preparamos para você!

[gravityform id="4" title="true" description="false" ajax="true"]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *