Você sabe o que os franceses comem?

By in
Você sabe o que os franceses comem?

Paris, Cidade Luz, cheia de encantos e romantismo. Destino mais visitado do mundo, lugar com alto custo de vida, é verdade. Mas quem nunca sonhou em conhecer Paris? Os pontos turísticos mais conhecidos, fotos e lugares clichês fazem parte de uma boa viagem. 

Essa experiência também pode te proporcionar experimentar a gastronomia do local. Afinal, quando estamos viajando é preciso uma imersão cultural para aproveitarmos ainda mais tudo o que o destino pode te oferecer.

Contudo, você sabe o que os franceses comem? Bem, basicamente eles fazem 4 refeições diárias. Café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Alguns pratos são até nossos conhecidos como o famoso croissant e o tão temido scargot (muitas pessoas não tem coragem de provar).

São mais de 370 tipos de queijos, uma variedade enorme de vinhos, muitos pães e doces. Conheça melhor as comidas típicas da França e quem sabe você se anime de provar todas elas.

Café da manhã 

Chocolate quente e croissant. Típico café da manhã francês, porém, mais comum aos finais de semana. Assim como no Brasil, na França as crianças (e os adultos) amam um chocolate quente. E não é só de manhã não, ele vai bem no lanchinho da tarde também. 

Outro queridinho dos franceses são os pães e brioches, sejam doces ou salgados. Acompanhados de café, suco de frutas, café com leite ou chá. Esse é o café da manhã mais comum durante os dias da semana.

Almoço

Se você caminhar pelo Rio Sena ou pelos parques de Paris, vai ver muita gente sentada, aproveitando o sol e comendo uma baguete, que pode ser recheada com salame, queijo, presunto, tomate e alface e até frango. São vários os recheios e tem até vegetariano. As baguetes francesas são famosas e deliciosas.

Nos restaurantes turísticos é possível apreciar uma boa comida francesa e conhecer um pouco mais sobre essa culinária. É comum na França servir uma entrada, prato principal e sobremesa.

Sopa de cebola, Escargot e Steak Tartare (pedacinhos de carne crua temperada com azeite e mostarda) são os pratos mais típicos e conhecidos como Entrada. Pato com batatas, peixe com legumes, Steak ou Carbonnade (carne cozida agridoce) com batatas fritas são alguns dos Pratos Principais.

Sobremesa

Alguns franceses preferem comer queijo de sobremesa, iogurte, frutas, outros doces e alguns queijos mais doces. É comum você ver queijo nos cardápios na sessão de sobremesas. Contudo, os franceses também têm opções maravilhosas para os amantes de açúcar.

  • Crème Brûlée (doce feito de ovos, creme de leite e baunilha)
  • Mousse au chocolat
  • Crèpe au chocolat
  • Bolo de chocolate com sorvete (o nosso conhecido Petit Gateau)
  • Tarte Tatin (torta de maçã)
  • Bomba de chocolate

Café da tarde

A tarde os franceses comem fruta ou doce, como Madeleine por exemplo – pequenos bolinhos em formato de concha que são assados até dourar. A madeleine é típica da França e pode ser encontrada em charmosas caixas para presente! 

O mesmo pode-se dizer dos macarons, rei da confeitaria francesa e amado pelos franceses e turistas. Um pequeno biscoito doce, feito de farinha de amêndoas, granuloso e molinho. Impossível comer só um!

Mas nem só de doces sobrevivem os franceses. Quiche de queijo ou quiche lorraine (à base de ovos e bacon), combinam bem com esse horário do dia e segura a fome até o jantar. 

Jantar

O jantar é mais leve que o almoço. Muitos francês comem queijo, embutidos e claro uma taça de vinho para acompanhar. Fondue de queijo derretido acompanhado de pães ou Ratatouille (prato feito à base de legumes), são excelentes opções para jantares vegetarianos.

As crianças e jovens amam comer bife com batata frita. Esse prato comum e conhecido em todo mundo também é encontrado nos restaurantes franceses e servido como prato principal na hora do almoço ou jantar.

Além disso, a última refeição do dia também é regada de muita conversa com amigos e familiares. Em Paris é normal beber vinho todos os dias para finalizar o dia. Pode parecer estranho, mas tudo é feito dentro da normalidade e sem excessos.

Acredito que você não terá nenhum empecilho em provar as deliciosas sobremesas, né? E o que achou das outras refeições? Tem alguma que não provaria?

Quer conhecer a França? Fazer uma viagem a turismo ou mesmo aprender francês? Entre em contato com a Agência Viajar Mais que temos opções de curso de curta a longa duração em várias cidades da França.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *