Vistos para brasileiros: países que exigem a documentação

By in
Vistos para brasileiros: países que exigem a documentação

Você está sonhando com a próxima viagem? Começou a pesquisar os destinos possíveis e não vê a hora de conhecer um novo país? Dependendo do destino, você vai precisar de documentos específicos para entrar no território estrangeiro. Saiba quais países exigem vistos para brasileiros e quais oferecem permissão de entrada de forma menos burocrática.

América do Sul 

Visitar os países vizinhos do Brasil é o roteiro menos burocrático e mais barato, por isso, todo viajante latino americano ama conhecer. Nós, não precisamos de visto nem de passaporte para visitar os países pertencentes ao Mercosul

Todo brasileiro tem entrada livre nos países do Mercosul, é necessário apenas o documento de identidade e o Certificado Internacional de Vacinação. Vale lembrar que o RG deve ter menos de 10 anos de emissão e foto visível que permita o reconhecimento. 

O visto de turista tem validade de 90 dias em cada país. Brasileiros que querem passar um período maior nos países vizinhos, ainda podem solicitar um visto de residência e trabalho de dois anos. 

Fazem parte do acordo Mercosul, os seguinte países:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai

Conheça 6 cidades incríveis para visitar na América do Sul.

América do Norte

O Canadá e os Estados Unidos tem regras mais rígidas para os brasileiros quando o assunto é a permissão de entrada nesses países. O brasileiro que deseja estudar ou visitar a América do Norte, deve solicitar um visto enquanto ainda estiver no Brasil. Ambos os processos são burocráticos e exigem a comprovação de vários documentos, entre eles, vínculos com o país de origem, comprovação de renda, passaporte válido por no mínimo 6 meses, entre outras exigências.

É aconselhável que você contrate uma empresa para te ajudar em todo esse processo de aplicação de visto, uma vez que é um procedimento minucioso e caro. Quer saber mais sobre o processo de visto para os Estados Unidos? Então, leia esse post que preparamos com todas as dicas e lista de documentação requerida.

Europa

Espaço Schengen

O acordo Schengen é uma convenção entre os países que trata das regras de controle das fronteiras. Os cidadãos que fazem parte do acordo, podem circular entre um país e outro usando apenas com o documento de identidade, já estrangeiros precisam do passaporte para dar entrada e saída do Espaço Schengen.

O brasileiro tem permissão de permanecer por 90 dias corridos nos países signatários. É permitido passar três meses viajando de um país para outro ou permanecer em um mesmo território durante todo o período. O visto de turista é uma ótima saída para intercambistas que querem estudar por até 3 meses na Europa, nesse caso não precisam aplicar para o visto de estudante.

Conexão em Madri: o que fazer em um dia

São ao todo 26 países que fazem parte deste acordo, incluindo estados não pertencem à União Europeia.

No entanto, há algumas exceções. Veja abaixo os territórios em que o tratado não vigora:

A partir de 2021, brasileiros vão precisar de uma autorização para entrar nos países Europeus. Embora o processo seja online e rápido, a entrada na Europa ficará mais burocrática. Veja como vai funcionar esse processo!

Reino Unido e Irlanda

A Irlanda e os países pertencentes ao Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não pertencem ao Espaço Schengen e tem regras diferentes para os turistas. O viajante brasileiro que passar 90 dias viajando pelos países do tratado, ainda poderá entrar no território europeu não pertencente ao acordo. 

É possível permanecer por até 6 meses com visto de turista no Reino Unido e 3 meses na Irlanda. Caso o viajante tenha toda a documentação exigida, ele pode passar 3 meses viajando pelo espaço Schengen e depois mais 6 meses nos países do Reino Unido. Vale lembrar que para entrar na Europa é preciso ter uma cobertura de seguro viagem, comprovação de renda, passagem de volta e passaporte válido para todo o período da viagem.

África, Ásia e Oceania

Alguns países desses três continentes também facilitam a vida dos brasileiros quando o assunto é estudo de curta duração ou turismo. Que tal conhecer a Rússia, África do Sul ou a Nova Zelândia sem precisar aplicar para o visto? Até 90 dias, o brasileiro pode permanecer nesses países como turista ou como estudante.

Além de passaporte, passagem de ida e volta e comprovação de renda, a África do Sul também exige o Certificado Internacional de Vacinação. O viajante deve comprovar que tomou a vacina contra febre amarela com no mínimo 10 dias de antecedência do embarque.

Já quem quiser conhecer ou estudar na Austrália e no Japão deve solicitar o visto de acordo com o motivo da viagem. Os vistos devem ser aplicados no Consulado dos referidos países, em território brasileiro. É recomendável começar o processo de visto 3 meses antes do embarque, para ter tempo hábil de reunir toda a documentação necessária e agendar horário no consulado.

Precisa de ajuda com a solicitação de visto? Entre em contato com um agente de viagens da Viajar Mais e tire todas as suas dúvidas. Nós podemos te ajudar a montar um pacote de turismo ou intercâmbio que combina com o seu estilo de vida e também com o seu bolso.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *