Viajar sozinho pode te transformar: dicas e inspirações

By in ,
Viajar sozinho pode te transformar: dicas e inspirações

Você tem medo de viajar sozinho? O que te impede de realizar uma viagem dos sonhos? Falta de companhia faz você desistir de viajar para aquele tão sonhado destino? Descubra como viajar sozinho pode ser inspirador e abandone seus medos e limitações.

Você sabe quais são os documentos para viagem Internacional e nacional? Saiba mais.

Veja algumas dicas de como viajar sozinho e se inspirar pelo caminho:

Fazer novos amigos

Impossível viajar sozinho e não fazer nenhum amigo pelo caminho. Ainda mais no hotel, hostel ou acomodação que ficar hospedado, sempre terá alguém para compartilhar informações e quem sabe até uma amizade.

Você não será a única pessoa a viajar sozinha. É comum até que pessoas se encontrem em diferentes destinos e depois sigam juntos um roteiro de viagem.

Do mesmo modo, quem nunca ouviu uma história de amor que aconteceu em uma viagem? Permita-se, esteja aberto para conversas e novas amizades independente das barreiras culturais.

Se tornar mais corajoso

Sabe quando a gente tem vergonha de fazer um pedido e conta com a ajuda de alguém para conseguir o que quer? Por outro lado, viajar sozinho te ensina que você só depende de você mesmo. Você terá que criar coragem para falar outro idioma, para pedir favores e informações.

Conquistar sua independência

Enquanto estiver sozinho pela estrada, ninguém irá determinar seus horários, passeios, restaurantes ou aonde ir. Acima de tudo, você será dono da sua jornada e, consequentemente, terá que lidar com as consequências de cada escolha, sejam elas boas ou ruins.

Viajando sozinho você irá conquistar sua independência, aprender a lidar com cada decisão, bem como se sentir mais forte para as adversidades da vida. Você vai aprender a observar as belezas do caminho, administrar seu tempo, suas finanças e cada decisão que deve tomar.

Registrar a viagem

Por outro lado, um ponto negativo de viajar sozinho é não ter alguém para tirar suas fotos. Se você é um apaixonado por fotografia, provavelmente vai sentir falta de um amigo sempre ali disponível para registrar suas “3.498” poses.

Entretanto, que tal fazer uma limonada com esse limão? Aproveite para treinar o idioma local e quem sabe até fazer novos amigos. Além disso, sempre é possível aprender algo novo ou receber alguma informação interessante entre um pedido para ser fotografado e um agradecimento pela gentileza.

Ficar mais confortável consigo mesmo

Atualmente, vivemos dias cheios de atividades e não temos muito tempo para apreciar a nossa própria presença. A princípio, se não estamos trabalhando e estudando, estamos focados nas redes sociais, nos aplicativos de música, vídeo, filmes e séries. 

Nossa mente não tem muito tempo para o autoconhecimento, afinal estamos todos buscando alguma atividade para não ficarmos sozinhos com nossos pensamentos. 

Portanto, quando estamos viajando sozinhos, temos tempo para apreciar tudo em volta e aprender como reagimos a determinadas situações. 

Sobretudo, viajar sozinho faz você conhecer mais sobre si mesmo. Principalmente apreciar suas qualidades e observar quais defeitos são passíveis de mudança ou necessários para manter sua personalidade.

Você sabia que viajar deixa as pessoas mais felizes que adquirir bens materiais? Confira esse blog post e entenda por quê.

Sair da zona de conforto

No dia a dia estamos acostumados com nossa rotina, nossa casa, círculo de amizade, estilo de vida e alimentação. Consequentemente, ao viajar é natural sair da zona de conforto, enquanto passa por situações adversas ou inesperadas.

Seus dias de viajante são repletos de novidades, nem sempre positivas, confesso. Entretanto, as situações desconfortáveis servem para te fazer sair da zona de conforto e apreciar o novo ou aprender com a experiência. 

De fato, é eminente o crescimento pessoal e profissional de quem se arrisca e não tem medo de encarar a mudança.

Mudar sua opinião e visão de mundo

Sabe aqueles preconceitos que você tinha? Aquela velha opinião formada sobre tudo? Então, você vai se tornar mais tolerante, afinal vai conviver com pessoas de culturas e opiniões diferentes. Conforme conhecer outras visões de mundo, vai perceber que nem sempre a sua verdade é o caminho correto.

Conheça os melhores lugares no mundo para quem quer viajar sozinho.

Depois dessas dicas você se sente preparado para viajar sozinho e aproveitar tudo o que uma viagem pode te proporcionar? 

Não espere decisões alheias para traçar o seu destino. Acredite na sua capacidade de se aventurar e se precisar de ajuda para montar o seu roteiro de viagem (não para te acompanhar), conte com a Viajar Mais. 

2 Comments
  1. Que delicia de leitura! Minha primeira Eurotrip eu tinha 21 anos e fui sozinha. Encontrei primos em uma das cidades que fui, e dali seguimos cada um seu roteiro… Conheci muitos outros viajantes solo e foi muito especial tudo oq vivi. Eu tinha tido síndrome do pânico um tempo antes e viajar sozinha ME CUROU! Permita-se! Viaje Mais!

  2. Minha primeira viagem sozinha foi para Amsterdam, e sem dúvida foi uma das melhores da vida.

    Conheci pessoas, fiz tudo no meu tempo e foi incrível desfrutar da minha companhia!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *