Viajar deixa as pessoas mais felizes que bens materiais

By in , ,
Viajar deixa as pessoas mais felizes que bens materiais

Você saberia responder o que te deixa feliz? Qual o grande sonho da sua vida? Algumas pessoas diriam sem pensar que preferem gastar dinheiro viajando. Estudos apontam que viajar deixa as pessoas mais felizes que adquirir bens materiais. 

Entenda o porquê viajar deixa as pessoas mais felizes que bens materiais

De acordo com estudo publicado pela Universidade Cornell, de Nova York, trocar de celular ou comprar um carro te dão prazer momentâneo. Ao adquirir um novo objeto você se sente feliz, mas com o tempo se acostuma com a aquisição.

Ao contrário, viajar proporciona experiências e felicidade a longo prazo. Dessa forma, as lembranças ficam guardadas na memória e oferecem satisfação e a medida que o tempo passa, os momentos vividos trazem mais contentamento do que bens materiais.

Segundo o professor de psicologia Dr. Thomas Gilovich, responsável pela pesquisa citada acima, “nós consumimos experiências com outras pessoas. E depois que elas se vão, elas viram parte das histórias que nós contaremos a outras pessoas”, ressalta o pesquisador.

Millennials: a geração que prefere viajar

Outro estudo realizado nos Estados Unidos, pela plataforma Eventbrite, aponta que a Geração Y – também conhecida como Millennials, valoriza a experiência e esses jovens tendem a dedicar tempo e dinheiro com eles próprios.

A princípio, essa geração é formada por pessoas nascidas entre 1980 e 2000, embora alguns estudiosos divergem sobre a data. 

Esses adultos representam hoje a maioria da população brasileira (34% – 70 milhões), logo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado – atualmente são 50% da força de trabalho.

O Estudo aponta ainda que os Millennials preferem criar e compartilhar memórias e  experiências, são pessoas mais realistas que e com interesse maior pela autonomia no trabalho.

Em outras palavras, essa geração nascida em meio a transformação digital é questionadora, conectada e acredita que o consumo tem que proporcionar experiência.

Geração X

Por outro lado, os nascidos entre 1960 e 1980 foram influenciados pela televisão e buscam por meio do trabalho e do dinheiro a realização dos desejos materiais e pessoais.

Além disso, a Geração X foi criada pela geração Baby Boomers, época que teve aumento considerável na taxa de natalidade – 1940 /1960, afinal essas pessoas nasceram em um cenário pós-guerra. 

Assim, a Geração X ficou marcada por ser empreendedora e caminhar para uma direção conservadora conforme envelhecia.

Grande parte dessa geração chegou na fase adulta sem realizar seus sonhos, entretanto, com maturidade para fazer escolhas inteligentes, preparação e preocupação maior com as gerações futuras.

Ao trazer essas informações para o nosso cotidiano, assim podemos comparar a história de vida dos nossos pais e as diferenças de prioridades. 

Desse modo, você já deve ter escutado de uma pessoa mais velha que ela tinha como objetivo, construir uma família e ao mesmo tempo conseguir proporcionar aos filhos uma vida melhor do que a que teve. 

Os pais do passado queriam dar a oportunidade dos filhos estudarem e ter uma carreira promissora. Nesse ínterim, o que aconteceu então com a geração que veio a seguir? 

Com conhecimento, oportunidades e incentivos para ser feliz, a Geração Y prioriza a felicidade: ser e não ter!

Viajar transforma

quem viaja pode se tornar uma pessoa melhor e isso não é frase pronta de quem busca o desapego ou uma experiência sabática. Conhecer outro país e pessoas de cultas distintas abre a sua mente e te deixa mais tolerante com o diferente.

Mesmo as viagens em território nacional proporcionam cultura e aprendizado. Afinal, o Brasil tem vários “brasis” e muita diversidade.

Viajar pode ter inúmeras motivações e não tem idade nem cultura como pré-requisito. Com certeza existe um tipo de viagem que agrada o seu estilo.

Você precisa de motivos para colocar o pé na estrada? Então, confira 10 motivos para viajar.

Faz bem para saúde mental

Especialistas afirmam que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental. Em tempos de isolamento e de tantas restrições impostas no dia a dia, por conta do coronovírus, cuidar da saúde mental é essencial. 

Se você quer se aprofundar nesse tema, leia esse blog post que preparamos sobre como planejar uma viagem pode melhorar a sua vida.

Precisa de ajuda para organizar a sua próxima viagem? Entre em contato com a Viajar Mais e se informe sobre nossos pacotes especiais para 2021.

2 Comments
  1. É por isso que eu não tenho carro. VIajar é muito melhor <3

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *