Viagem de trem: conheça 5 roteiros para se aventurar

By in
Viagem de trem: conheça 5 roteiros para se aventurar

Quando pensamos em viajar, os meios de transportes mais comuns são carros ou avião. O que vai determinar a escolha é a distância do trajeto. Entretanto, se você gosta de aventura, quer vivenciar uma experiência diferente e ter histórias para contar, você precisa fazer uma viagem de trem.

Com grande extensão e potencial ferroviário, o Brasil possui poucas rotas para os viajantes. Geralmente, são usadas para fins comerciais e industriais, mas as ferrovias brasileiras também oferecem caminhos interessantes aos viajantes.

Embora o Brasil não seja famoso por seus trens, as opções que temos oferecem paisagens encantadoras e a oportunidade de conhecer melhor o país. Para te ajudar a programa essa experiência incrível, separamos 5 roteiros incríveis no Brasil para você se se aventurar. 

Cidades Históricas

Vamos começar pelas cidades históricas de Minas Gerais. Para quem nunca viajou de trem essa é uma experiência tranquila e curta, para que você comece a se familiarizar com esse transporte. É possível fazer um passeio de Maria Fumaça entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, ou de Tiradentes a São João Del Rei. O trajeto é uma viagem no tempo, além das belas paisagens, os carros mantêm o desenho dos trens antigos que circulavam pelas rodovias.

Serras Gaúchas

Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a viagem de trem pelas serras gaúchas percorre 23 km, durante uma hora e meia. O passeio proporciona voltar ao passado em um ambiente nostálgico, onde funcionários se vestem com roupas do século XIX e músicos tocam melodias ao vivo. Conhecido como o Trem do Vale dos Vinhedos, por percorrer a rota do vinho, os viajantes podem degustar vinhos e espumante, gratuitamente.

Serra do Mar Paranaense

Saindo de Curitiba, o trem vai até à cidade litorânea de Morretes, percorrendo mais de 100 km e passando dentro da maior Mata Atlântica preservada do país. Essa é uma das rotas mais famosas do Brasil que circula desde o final do século XIX. São 4 horas de história e belezas da mata com sua variedade de plantas nativas e exóticas. Durante o percurso é possível passar por viadutos e observar a natureza do alto.

Belo Horizonte a Vitória

Que tal uma viagem mais longa, passar o dia no trem que sai da capital de Minas Gerais e vai até à capital do Espírito Santo? O trem que transporta minérios também leva passageiros, diariamente. A viagem dura 13 horas e tem paradas em vários municípios durante o trajeto.  A viagem é ideal para quem quer fugir do engarrafamento, chegar até o litoral de forma tranquila, enquanto aprecia as paisagens pelo caminho.

Estrada de Ferro Carajás

Que tal uma viagem mais longa? Com quase 900 km de extensão, a rodovia que liga a cidade de Parauapebas, no interior do Pará até a capital do Maranhão, São Luís, é conhecida como Estrada de Ferro Carajás. As passagens de trem para esse trajeto chegam a custar 50% mais baratas que as viagens de ônibus. São 15 pontos de parada durante o trajeto que dura 16 horas. O trem trafega em ambos os sentidos, em dias alternados.

Saiba Mais

Os valores das passagens podem ser parceladas, alguns trens têm rota diariamente. As rotas mais longas oferecem lanchonete e restaurante, além da possibilidade por optar por viajar no carro econômico ou executivo. O limite de bagagem despachada por pessoa é de 35 quilos. Para conferir horários e preços das passagens e outras rotas, acesse os sites:

Mineradora Vale

Maria Fumaça 

Trem Turístico

Serra Verde

Se você precisa de ajuda para montar o roteiro ideal, entre em contato com a Viajar Mais. Não esqueça de contratar um seguro viagem para que nenhum imprevisto venha atrapalhar as suas férias. Para saber mais sobre seguro viagem, veja esse artigo que escrevemos com todas as dicas importantes.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *