Turismo nacional é mesmo uma tendência?

By in , ,
Turismo nacional é mesmo uma tendência?

A especulação do momento é o que vai acontecer com o mundo do turismo pós-pandemia. Quais as novas regras e tendências que irão surgir? Você já parou para pensar? No entanto, especialistas afirmam que o turismo nacional está entre as tendências para um mundo pós-pandemia.

Após meses de confinamento, o turismo está voltando gradualmente e quem ama turistar já planeja um passeio para 2021. Com regras de restrição para entrada em alguns países e câmbio alto das moedas estrangeiras, em resumo, o brasileiro anseia por conhecer melhor o Brasil.

Turismo Nacional 

O crescimento da procura por destinos domésticos já era uma tendência antes mesmo da pandemia do novo coronavírus. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 96% das viagens dos brasileiros em 2019 foram para regiões nacionais.

Os estados mais visitados em 2019 foram São Paulo (20,4%), Minas Gerais (14,1%) e Bahia (7,7%) respectivamente. Em seguida, os principais motivos das viagens domésticas em 2019 foram as visitas a amigos e parentes (466 mil viagens nacionais). 

Pesquisa aponta que turismo nacional vai continuar sendo tendência em 2021

Em primeiro lugar, devido as restrições de viagens e insegurança em relação ao futuro, o brasileiro tende a buscar por viagens de curta distância, fortalecendo o turismo regional.

Essas informações são do estudo realizado pelo Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a VPNY (Vou para New York).

A pesquisa revelou que 55,4% dos brasileiros desejam viajar pelo país pós-pandemia, principalmente dentro do estado (26,8%). Escapadas no final de semana, viagens domésticas e viajar de carro para as proximidades do local de moradia estão entre as principais respostas.

Outra tendência entre os viajantes é o turismo de isolamento, ou seja, viagens sozinhos ou em grupo pequeno de pessoas. 

As famílias e amigos tendem a alugar um imóvel para passar o final de semana, feriado e férias, evitando assim o contato com grande número de pessoas e uma possível proliferação do vírus.

Viajar sozinho pode te transformar: veja algumas dicas e sugestões

A pesquisa informou ainda que a cada 10 brasileiros, 4 pretendem viajar até agosto de 2021, enquanto 3 a cada 10 entrevistados estão indecisos e 12% não tem intenções de viajar no próximo ano.

Todavia, ainda que seja alto o número de pessoas que não deseja viajar antes do acesso a uma vacina, as que estão dispostas vão optar por destinos próximos de casa, principalmente cidades que possibilitam o acesso de veículo particular.

Fatores que irão influenciar no crescimento do turismo nacional no próximo ano

  • Restrições internacionais para turistas brasileiros
  • Alta do câmbio, principalmente do dólar e do euro
  • Preocupações financeiras 
  • Pessoas que desejam apoiar o turismo nacional para incentivar a economia do país

Precisa de ajuda para planejar a sua viagem em 2021? Conte com a Agência Viajar Mais para te ajudar a escolher um destino seguro e seguir todas as medidas de proteção. Desde que a pandemia começou, é necessário pensar no turismo responsável para proteger quem você ama.

One Comment
  1. Eu já tenho algumas viagens nacionais marcadas. Aproveitei para já agendar pois as passagens estão com valores excelentes.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *