Transferir a faculdade do Brasil para Portugal: primeiros passos

By in
Transferir a faculdade do Brasil para Portugal: primeiros passos

Começou seu curso superior no Brasil, porém tem vontade de continuar os estudos em outro país? Saiba que é possível transferir sua faculdade para Portugal e ainda concorrer a uma bolsa de estudos. Descubra os primeiros passos para transferir o seu curso superior para Europa.

Como transferir a faculdade para Portugal

Primeiramente, o estudante brasileiro precisa estar apto a concluir 50% da graduação em Portugal.

Dessa forma, não é recomendável que estudantes do terceiro ano solicitem a transferência, já que neste caso o aluno teria que alongar o curso para que metade da graduação seja feita em Portugal.

Vale lembrar que após o Tratado de Bolonha a maioria das licenciaturas na Europa são de 3 anos, com exceção do curso de Direito que são 4 anos e das graduações da área médica que duram 5 anos. 

Outra informação importante é que com o Processo de Bolonha, certificações portuguesas valem nos demais países que assinaram o acordo. São quase 50 países signatários da Europa e da Ásia. 

Dependendo do semestre em que o aluno se encontra, não vale a pena fazer a transferência. Neste caso, o estudante deve cogitar a possibilidade de finalizar o curso no Brasil. Logo após, se candidatar para os cursos de pós-graduação em Portugal. 

O segundo passo é escolher uma universidade que tenha o mesmo curso de graduação em que o aluno está matriculado no Brasil. Posteriormente é preciso ficar atento ao edital e a data de candidatura para que o estudante possa requerer uma vaga na graduação.

Como é feito o processo de transferência

A universidade fará uma análise da solicitação e das notas do aluno no Brasil. A aprovação está sujeita ao desempenho do estudante e da disponibilidade de vaga na faculdade.

O processo de transferência é todo online e não é uma transferência direta, é uma candidatura normal,. modelo é o mesmo para quem quer ingressar no curso de graduação. 

O estudante brasileiro precisa passar por uma análise das notas de cada matéria cursada no Brasil e das ementas acadêmicas. Essa análise irá definir quais matérias podem ser creditadas. Dessa forma, o estudante não vai precisar estudar essas disciplinas pela segunda vez.

Para participar desse processo de seleção, é preciso enviar uma série de documentos. Entre os documentos solicitados estão: histórico escolar, a carta de motivação, o currículo nos padrões europeus, entre outros documentos pessoais. 

Além disso, se aprovado, fica a critério da universidade informar em qual período o aluno irá estudar.

Isso porque pode haver uma inconformidade da grade escolar pode resultar no atraso do período cursado.

Em outras palavras, se aluno está no segundo período no Brasil, não significa que automaticamente ele será matriculado no terceiro período.

Após analise e eliminação de disciplinas, a faculdade irá informar o período para o estudante.

Enem

A nota do Enem pode ajudar na transferência. Estudantes brasileiros inscritos em universidades brasileiras e que tenham ingressado com a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) podem solicitar transferência.

O Brasil tem um convênio com Portugal que engloba mais de 40 universidades portuguesas, entre elas a Universidade de Coimbra.

Bolsa de Estudos

O Brasil e Portugal têm alguns convênios que possibilitam o estudante participar do processo de bolsa de estudos,. É possível conseguir descontos de 10% até do valor integral das propinas (mensalidades).

Saiba mais sobre o processo de solicitação de bolsa de estudos lendo este blog post que preparamos com várias informações importantes.

Está com dúvida se transferir a sua graduação para Portugal é uma boa ideia? Leia esse artigo com 8 motivos para morar em Portugal e tire suas dúvidas.

A Agência Viajar Mais tem o serviço de Assessoria para quem quer Estudar em Portugal. Quer saber como podemos te ajudar a conseguir ingressar em uma das melhores universidades da Europa? Entre em contato com nossos especialistas em intercâmbio em Portugal.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *