Como conseguir um trabalho na Irlanda?

By in ,
Como conseguir um trabalho na Irlanda?

Já pensou em conseguir um emprego na Irlanda? Ter uma carreira profissional no exterior pode parecer uma realidade distante, afinal é preciso preencher muitos requisitos para angariar uma posição no mercado estrangeiro.  

Entretanto, saiba que muitos brasileiros que decidiram se mudar para a Irlanda, viram esse sonho se tornar realidade. Descubra como conseguir um emprego na Irlanda.

Porque trabalhar na Irlanda?

Se você esta pensando em qual a vantagens de trabalhar na Irlanda, saiba que o país tem um dos maiores salários da Europa, 10,10 euros por hora. 

O trabalhador recebe por horas trabalhadas, ou seja, um estudante de intercâmbio tem permissão de trabalho de 20 horas semanais, totalizando um salário de 808 euros a cada 4 semanas de trabalho.

Já, quem tem cidadania europeia, visto de trabalho ou residência por casamento, ou até mesmo os estudantes em período de férias, podem trabalhar em período integral (40 horas semanais). 

Neste caso, o salário mínimo é de 1.656,20 euros por mês. Receber por hora trabalhada  pode ser um estímulo para o trabalhador, pois ele tem ciência do valor do seu tempo e do serviço prestado.

Todo início de ano a Irlanda faz um reajuste pequeno no salário mínimo. Para saber mais sobre salário e custo de vida na Irlanda, leia esse artigo.

Como consigo um trabalho na Irlanda?

Conseguir o emprego dos sonhos da Europa pode ser um processo longo, burocrático e que irá exigir muita dedicação. Uma maneira mais simples e rápida de conseguir um emprego no exterior é por meio de um intercâmbio

Estudantes estrangeiros, matriculados em cursos de inglês de longa duração ou em cursos superiores têm permissão de trabalho part-time (meio período).

Por outro lado, se você não pretende estudar e nem tem cidadania europeia, o ideal é aplicar para  vagas disponíveis nos sites das empresas instaladas no país e nas plataformas de trabalho da Irlanda: Linkedin, Monter.ie, Neuvoo, Irishjobs.ie e Recruit Ireland

Entretanto, para que o trabalhador estrangeiro seja contratado com visto de trabalho, é preciso atender a algumas regras impostas pelo governo. 

O primeiro passo é a sua profissão estar na lista de trabalhos considerados “critical skills” (profissões com escassez de mão de obra) e então conseguir uma vaga que ofereça contrato de trabalho de dois anos, com um ordenado superior a 30 mil euros anuais. 

Após encontrar uma proposta de emprego que se encaixem ao seu perfil e cumpra as exigências do país, o profissional estará apto a dar entrada no processo de visto de trabalho na Irlanda.

Veja algumas profissões da lista de critical skills

  • Engenheiros eletrônicos, civil, químicos e mecânicos;
  • Fisioterapeutas;
  • Professores Universitários;
  • Profissionais de Ciências;
  • Profissionais de Saúde de todos os níveis (administradores e diretores de hospitais, enfermeiros, médicos e farmacêuticos);
  • Profissionais de Telecomunicações;
  • Profissionais de TI, web designers, programadores
  • Profissionais de Marketing

Para ver a lista completa das profissões, basta acessar o site do governo Irlandês.

Trabalho na Irlanda para estudantes brasileiros

Cleaner

Trabalhar com limpeza é um dos trabalhos mais comuns para estudantes brasileiros que acabaram de chegar na ilha e tem pouco conhecimento do idioma. 

Mas, vale lembrar,que para conseguir um trabalho é preciso passar por uma entrevista de emprego em inglês, a qual terá que responder perguntas básicas sobre seus dados e sua experiência profissional.

As empresas de cleaner da Irlanda já estão acostumadas a empregarem estudantes. Então, não tenha medo, treine algumas perguntas antes e consiga o seu primeiro emprego na Ilha. 

A maioria dos trabalhos é para manter limpo  escritórios, universidades e repartições públicas. Ah, uma dica, a limpeza por lá tem padrões diferentes dos padrões brasileiros (rs).

Housekeeper

Assim com o cleaner, o housekeeper é um profissional que não irá precisar demonstrar fluência no inglês, então se souber o básico do idioma pode trabalhar como camareira/ camareiro.

Porém, a atividade requer um pouco mais de habilidade já que o serviço de arrumar quartos dos hóspedes do hotel ou acomodação estudantil requer agilidade e esforço físico.

kitchen Porter

Uma profissão popular no mundo dos intercambistas. O Kitchen Porter é o famoso ajudante de cozinha, responsável por lavar pratos, organizar as louças e atender aos pedidos do Chef de Cozinha. 

Muitos kitchen Porter acabam se tornando Chef, profissão que permite a permanência do brasileiro com o visto de trabalho.

Childminder/Aupair

Cuidar de crianças pode parecer uma tarefa fácil, mas além de se comunicar bem com os pequenos, é preciso ser responsável, saber entreter as crianças e em alguns casos dirigir.

É comum que vagas para cuidar de crianças sejam destinadas para mulheres, porém existe a possibilidade de homens trabalharem nessa posição também. Alguns trabalhos oferecem a possibilidade de morar e fazer as refeições com a família.

Waitress/Waiter

Garçom ou garçonete de restaurantes, Pubs, cafés e lanchonetes. O serviço demanda um nível de inglês intermediário para atender os clientes e anotar os pedidos sem que haja confusão na hora de levá-los para a cozinha.

Os horários são variados e divididos por turnos. A vantagem desse trabalho são as boas gorjetas deixadas pelos cliente e que fazem diferença no final do mês.

Intercâmbio na Irlanda: O guia completo sobre tudo o que você sempre quis saber!

Está procurando um trabalho na Irlanda e quer começar pelo intercâmbio? Entre em contato com a Agência Viajar Mais e peça um orçamento.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *