Sul de Minas - Conheça 5 cidades para explorar

By in
Sul de Minas - Conheça 5 cidades para explorar

Sabia que a Agência Viajar Mais foi idealizada por duas mineiras? Embora a VM tenha uma equipe de consultores espalhados pelo mundo, a sede física fica em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais.

Em meio a tantos pacotes de intercâmbio e turismo, começamos a refletir que o nosso estado é pouco explorado e por isso viemos hoje contar para você um pouco mais sobre as belezas de Minas!

Se você é fã dos produtos mineiros, como o café, a cachaça, o doce de leite com queijo e um bom café, não pode deixar de visitar as belas cidades do Sul de Minas. Na nossa região, é possível degustar a tradicional comida mineira em restaurantes de fazenda e apreciar nossas bebidas.

Os mais animados podem conhecer os alambiques, lavouras de café e de morango, fazenda produtora de doce de leite e de queijo e passar o final de semana em um hotel fazenda! Para você se sentir “na roça” e vivenciar a cultura mineira, separamos as 5 melhores cidades da região para você visitar quando esse momento desafiador passar.

Capitólio

Talvez você já saiba que Minas tem lindas cachoeiras, mas a novidade é que Capitólio possui um local de preservação natural com cachoeiras e 8 piscinas naturais. Os amantes da natureza vão poder caminhar por trilhas, passear de lancha e desfrutar das maravilhas locais.  

Banhada pelo lago de Furnas, Capitólio se tornou um dos destinos mais cobiçados do Brasil pelas suas belezas naturais, além de atrair os turistas que buscam por ecoturismo. Ideal para os viajantes que preferem locais de tranquilidade em meio à natureza.

Monte Verde

Destino preferido dos casais durante o inverno, a cidade é conhecida pelo seu romantismo e há quem diga que é a Suíça Mineira, por conta do clima frio e das paisagens. Monte Verde tem ótimos chocolates para os turistas apreciarem durante a viagem, com certeza você vai querer levar alguns para casa.

Localizada na Serra da Mantiqueira, na divisa com o Estado de São Paulo, a cidade atrai turistas o ano todo, principalmente os viajantes de final de semana.

Pouso Alegre

Diz a lenda que a cidade ganhou o nome de Pouso Alegre após o bandeirante Fernão Dias parar na cidade para descansar antes de seguir o caminho pela estrada afora. Cidade às margens da Rodovia Fernão Dias, é parada certa para quem está viajando por três capitais do Sudeste: Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Conhecida pelas oportunidades de turismo gastrônomo, a região é responsável por 65% da produção de morango do país. Se você for a Pouso Alegre vai conhecer o famoso pastel de farinha de milho, patrimônio cultural imaterial do município. 

Em Pouso Alegre você pode visitar minas de água, bares de cerveja artesanal e fabricação de cachaça. O turista que escolher esse destino como passagem, pode ainda almoçar em restaurantes luxuosos ou simples em meio à natureza, e levar um pouco da cidade para casa conhecendo a produção de doces de leite e queijos do município.

São Lourenço

São Lourenço está localizada na Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, região composta por 15 municípios com águas minerais carbogasosas. Com baixas temperaturas no inverno, a cidade atrai os turistas que gostam de história, natureza e altas aventuras.

Sabe aquele sonho de infância de voar de balão? Em São Lourenço você pode realizá-lo. O passeio custa em torno de 400 reais e deve ser reservado com antecedência. Entretanto, se você curte um passeio mais tradicional, vai amar a maria fumaça. O Trem das Águas funciona todo sábado e domingo e faz a rota até a pequena cidade de Soledade, à 10 km de distância.

Poços de Caldas

Poços de Caldas também é uma das 15 cidades que fazem parte do Circuito da Águas. Estância hidromineral do Sul de Minas, Poços tem fontes de água cristalinas, sulfurosas, radioativas e termais. A cidade é ideal para quem busca descanso e quer se hospedar nos hotéis thermas.

O município também é ponto de encontro dos adeptos a voos livres, amantes de aventuras podem voar ou apenas apreciar a vista que se em da rampa de voos. Outro atrativo da cidade é passear de teleférico que leva até estátua do Cristo Redentor, além de caminhar pelas trilhas e visitar as cachoeiras com quedas de 10 metros de altura.

A gente sabe que esse momento desafiador não nos deixa sair de casa, mas que tal conhecer mais o Brasil e tudo o que nele há de melhor quando essa fase passar? 

Conta para gente nos comentários: o que você mais gosta em Minas Gerais?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *