Saiba como planejar o seu intercâmbio

By in
Saiba como planejar o seu intercâmbio

Para todo grande sonho, é preciso criar metas e estipular o tempo necessário para alcançar esse objetivo. Na maioria das vezes, é preciso muito esforço e dedicação para conseguir realizar nossos sonhos.

Com o intercâmbio não é diferente, você vai ter que  planejar sua vida financeira e pessoal. Afinal de contas, o estudante vai mudar de país por um tempo determinado e aprender outro idioma em um ambiente totalmente diferente do habitual.

Mudar a rotina da sua vida, deixar amigos e familiares para viver um grande sonho é um ato de muita coragem, mas que requer cautela e planejamento. Pensando nisso, preparamos 4 dicas de como programar essa experiência internacional de forma responsável.

Planejamento financeiro

O primeiro passo para quem pensa em fazer intercâmbio é se planejar financeiramente. Se você já tem uma reserva de dinheiro, então fica mais fácil escolher o destino e quanto tempo essa experiencia vai durar. Em todo caso, se você não tem uma reserva financeira, nunca é tarde para começar. 

Faça uma projeção de quanto consegue guardar mensalmente e quanto tempo vai precisar para conseguir juntar o dinheiro necessário. Uma boa dica é dividir o valor do pacote de intercâmbio, assim você se compromete mensalmente com as parcelas e não cai nas tentações diárias de gastar com o que não é o seu objetivo. 

Planejamento pessoal

A sua vida vai mudar completamente, a língua que irá se comunicar, o país que irá morar, os amigos, os trabalhos e até a alimentação e a rotina de atividades vão mudar. Por isso, você precisa fazer um planejamento pessoal antes de embarcar. Você vai precisar tomar algumas atitudes,  como: pedir demissão, alugar a casa, fechar a conta no banco ou fazer uma procuração no nome de algum familiar responsável. 

Além de todas essas decisões burocráticas, cuidar da saúde também deve estar no seu planejamento de intercambio. Faça um exame geral, vá ao dentista, se você usa algum medicamento controlado, se certifique de levar o necessário para viagem e não se esqueça da receita médica. Outro fator muito importante é cuidar da saúde mental, não abonde a terapia ou qualquer outro tipo de tratamento que você tem feito nos últimos anos.

Quer saber mais sobre a saúde mental durante o intercâmbio? Então veja esse texto que preparamos com algumas dicas de como lidar com as emoções durante o intercâmbio.

Disponibilidade de tempo

Você pretende fazer um curso de férias e aprimorar o idioma para conseguir uma promoção na empresa? Ou você quer passar um período longo no outro país e quem saber até tentar construir uma vida por lá? Essas informações são muito importantes, pois elas irão te direcionar para o melhor destino dentro do que você propôs para o seu intercâmbio.

Existem pacotes com cursos de 2 semanas até seis meses para os programas de idiomas. Em muitos países você pode renovar o visto e continuar estudando a língua por até dois anos. Para àqueles que já dominam o inglês ou espanhol, por exemplo, existe a possibilidade de fazer uma graduação ou até mesmo um doutorado no exterior. Brasileiros que já tem um segundo idioma e querem passar uma temporada mais longa em outro país, optam por um curso superior.

Escolher o destino

Escolher o destino é tão importante quanto se preparar financeiramente. Saber o quanto você pode investir nesse projeto irá te ajudar na escolha do país, já que existem pacotes de intercâmbio de diferentes valores. 

Você prefere frio ou calor? Metrópole ou interior? Quer aprende inglês, espanhol ou francês? A resposta dessas perguntas, também, irão te auxiliar na escolha da cidade que mais combina com o seu estilo de vida.

Quero ser intercambista

A Agência Viajar Mais dá todo o suporte pré e pós embarque para quem escolher vivenciar a experiência do Intercambio. Além, é claro, de alguns diferenciais como auxílio para sair em busca do primeiro emprego e aulas de inglês para preparar o futuro intercambista.

Nós temos uma equipe de consultores espalhada em diferentes países. Todos com vivência internacional para te auxiliar na escolha ideal.

Entre em contato com a Agência Viajar Mais e saiba mais. Acesse a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre diversos destinos!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *