Quais vacinas devo tomar antes de viajar?

By in
Quais vacinas devo tomar antes de viajar?

Está com uma viagem agendada e não sabe de quais vacinas vai precisar? Não há nada pior que planejar a viagem dos sonhos e ter que voltar para casa porque se esqueceu ou não sabia da exigência prévia de alguma vacina. Já pensou chegar no aeroporto e ter que cancelar sua viagem? Um pesadelo, não? É por isso que preparamos esse artigo para você se programar e não passar raiva em nenhum aeroporto!

Alguns destinos exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), sem ele você não pode sequer sair do aeroporto ou atravessa a fronteira. A maioria dos países que exigem vacinas o fazem por medo que os turistas tragam doenças de seus pais e não por apresentar em seu território algum risco aos viajantes.

Quando preciso me preocupar com o seguro viagem?

Quais as vacinas recomendadas para quem vai viajar?

Conheça as vacinas necessárias e quais pais exigem dos brasileiros o comprovante de vacinação.

Vacinas

  • Febre Amarela
  • Tétano
  • Hepatite A e B
  • Difteria
  • Tríplice Viral
  • Antirrábica

A Febre Amarela é a única vacina que é obrigatória em escala mundial, pois, se trata de uma doença infecciosa grave e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Por se tratar de uma doença comum nos países da América do Sul e Central, bem como no território africano e asiático, o CIVP é exigido para brasileiros que vão visitar os países desses continentes. 

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de pelo menos de dias antes da viagem. Para quem vai viajar pelo Brasil, também é recomendável a vacina da febre amarela para áreas de matas e rios na região Norte e Nordeste. Devido a surtos localizados em zonas rurais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, a vacina tem sido indicada para a região Sudeste.

Como e onde emitir o CIVP?

É muito simples o processo para obtenção do Certificado, basta entrar no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com a transformação digital ficou mais fácil emitir o famoso cartão amarelo. A solicitação, acompanhamento do trâmite e recebimento da certidão podem ser feita totalmente online.


A solicitação do certificado é totalmente gratuita e leva menos de 10 dias para que você receba o documento no seu email. Antes da digitalização do sistema, o usuário precisava comparecer a uma unidade credenciada para solicitar o CIVP. A presença do cidadão na unidade emissora era imprescindível, uma vez que precisava da assinatura do viajante. Hoje em dia esse procedimento não é mais necessário. Veja três passos simples para ter em mãos o seu certificado.

Passo 1: Tomar a vacina em um posto de vacinação.

Passo 2: Cadastrar-se e enviar a solicitação pelo site https://www.servicos.gov.br/. Após avaliarem o processo, você receberá no seu email o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

Passo 3: Basta imprimir o cartão e assinar no local indicado no certificado.

Para quem possui o antigo cartão de vacinação (aquele amarelo), não é preciso atualizá-lo. Isso porque desde 11 de junho de 2016 a vacina contra a febre amarela é válida para toda a vida, até mesmo para quem se vacinou antes dessa data.

Países

O CIVP é exigido do viajante em mais de 100 países, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela. Destinos como os Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, não solicitam do turista brasileiro a apresentação do certificado. Já na Austrália, Bahamas e Tailândia, o viajante só pode entrar no país mediante a comprovação do documento. A regra é a mesma, inclusive, para quem estiver fazendo uma simples conexão nesses países.

Acesse o site da Anvisa para saber mais sobre os países que exigem algum tipo de vacina de seus turistas, onde é possível pesquisar as exigências de cada país. Basta clicar na aba “Exigências de Viagem”.

Para saber mais informações sobre os países que exigem o comprovante de vacinação, consulte o Sistema de Emissão do CIVP e obtenha todas as informações para uma viagem segura. Não seja um desavisado, viaje protegido com as nossas dicas! Não deixe um vacilo estragar o seu passeio.

Consulte sempre o seu agente de viagens para te orientar sobre os detalhes da sua viagem, desde a importância e obrigatoriedade de um seguro viagem a quais vacinas são importantes em cada destino.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *