Porque fazer intercâmbio? 10 motivos para estudar em outro país.

By in ,
Porque fazer intercâmbio? 10 motivos para estudar em outro país.

1 – Aprender outro idioma

Não é segredo que aprender outro idioma é fundamental para o mundo globalizado em que vivemos. Comunicar com pessoa durante as viagens, fazer novos amigos, conseguir posições melhores de trabalho e desfrutar dos filmes e livros em outras línguas. 

Aprender um segundo e terceiro idioma ou ser poliglota te fará aproveitar melhor as oportunidades, cultura, viagens e pessoas. 

2- Conhecer outra cultura

Quando estamos viajando, escolhemos visitar pontos turísticos, comer a comida local, tiramos muitas fotos e fazemos vídeos para tentar eternizar os momentos. Pedimos informações nas ruas e se não sabemos a língua fazemos de tudo para nos comunicarmos com os locais. 

Tudo isso é muito relevante e nos agrega um aprendizado sem igual. Mas nada como vivenciar a cultura local a indo, fazer amizades e morar com nativos, aprender o idioma com professores locais, assim como descobrir como se prepara as comidas tradicionais. 

3 – Viajar

Uma das vantagens de fazer intercâmbio em outro país é viajar pelo território ou mesmo viajar para os países vizinhos. Você já deve ter visto muitos amigos e conhecidos que vão fazer intercâmbio e viajam para todo canto.

Intercâmbio na Irlanda e Eurotrip de mãos dadas. Saiba como Viajar Mais.

4 – Fazer amigos

Os amigos que você faz durante o seu intercâmbio são pessoas que estão na mesma sintonia com você, com objetivos parecidos, buscando conhecimento, aprender uma nova língua e novas culturas, viajar, aprender mais e se virar diante dos obstáculos que possam surgir. 

Em outras palavras, você vai encontrar pessoas que têm as mesmas afinidades que você, que também estão longe de casa e buscando crescimento profissional e pessoal e, por isso, as amizades que fazemos nesse período são tão intensas e importantes.

5 – Aprender a se virar sozinho 

Se tem algo que todo intercambista aprende é se virar sozinho. Você pode até voltar sem estar fluente no idioma, já que para isso muitos fatores são levados em consideração (como tempo e dedicação), mas acredite, você vai voltar do seu intercâmbio uma pessoa mais madura, aberta ao novo e com muito jogo de cintura para enfrentar as adversidades.

6 – Respeitar as diferenças 

Quando você muda de país está exposto a uma outra cultura, à pessoas diferentes daquilo que sempre te rodeou no seu país. Dependendo do destino que escolher, essa diversidade cultural pode ser ainda maior já que estudantes de outros países podem estar na sua sala de aula ou morar na sua residência.

7 – Diferencial no mercado de trabalho

É indiscutível que quem faz intercâmbio está melhor preparado para o mercado de trabalho, mas os motivos vão além de saber falar outro idioma. O profissional que já passou pela experiência de morar em outro país tem mais jogo de cintura e tolerância com as diferenças. 

Essas habilidades São muito bem vindas na hora da contratação, já que o Recursos Humanos de uma empresa entende que um ex-intercambista sabe trabalhar em equipe e lida bem com os obstáculos na hora de gerenciar uma crise.

8 –  Autoconhecimento

Durante o intercâmbio você vai passar por muita coisa e nem sempre será tudo mil maravilhas. Mas é nas adversidades que você vai se conhecer melhor e ver o quanto é forte por aprender a dar a volta por cima e continuar lutando pelos seus sonhos.

9 – Ter outra visão sobre o seu país 

Às vezes precisamos nos afastar de determinadas circunstâncias, pessoas e lugares para poder ter uma visão diferente daquela situação. Quando passamos um tempo fora do Brasil mudamos muito a  nossa percepção sobre o país.

Embora as comparações sejam inevitáveis em alguns setores, como segurança e renda, acabamos conhecendo e admirando mais as nossas origens.

10-  Aprender a administrar seu tempo e dinheiro

Intercâmbio é sinônimo de vida nova – novos amigos, rotina diferente, outra moeda, casa nova, resumindo: tudo novo! 

Com isso o estudante vai ter que aprender a lidar com a nova rotina, planejar seus horários de estudo, trabalho, organização da casa (você vai dividir casa com outras pessoas e geralmente existe um planejamento de limpeza entre os integrantes da casa).

Outra mudança na sua vida vai ser a forma que você ganha e gasta dinheiro. Alguns trabalhos na Irlanda, por exemplo, pagam por semana ou por quinzena. Na Europa o trabalhador ganha por hora, quanto mais trabalha mais se recebe. 

Cartão de crédito? É um luxo para o intercambista. Se no Brasil você tem o hábito de jogar tudo para o mês seguinte, saiba que em em outros países a maioria das compras são feitas a vistas. Não se parcelam roupas, eletrônicos e viagens. 

Este é um bom motivo para você aprender a lidar com as finanças ou vai passar por dificuldades financeiras e ter que apelar para um amigo na hora do aperto. Não tem nada de mais em as pessoas se ajudarem durante o intercâmbio, mas isso tem que ser uma exceção e não um hábito.

Conheça melhor alguns destinos para o seu intercâmbio:

Intercâmbio na Irlanda – O Guia sobre tudo o que você sempre quis saber!

Intercâmbio na Espanha – [GUIA Completo] Tudo o que você precisa saber para se preparar!

Intercâmbio em Londres: Tire todas as suas dúvidas

Intercâmbio em Malta: [GUIA COMPLETO] Tudo o que você sempre quis saber!

Trabalhar e estudar inglês em Dubai: uma das experiências mais incríveis da sua vida!

Intercâmbio na América do Sul: aprenda espanhol gastando pouco

Porque aprender espanhol na Colômbia?

Independente de qual destino você escolher, não se esqueça de contratar seu seguro viagem. A Agência Viajar Mais tem um setor de especialista para te ajudar a escolher o seguro que vai atendidas suas necessidades de viajante ou intercambista. Peça uma cotação por e-mail, Facebook ou Instagram.

Quando preciso me preocupar com o Seguro Viagem?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *