Passo a passo de como tirar o passaporte

By in
Passo a passo de como tirar o passaporte

Decidiu viajar para o exterior, fazer um intercâmbio ou mesmo terá que mudar de país por ter aceito uma proposta de emprego? São muitas as mudanças que você fará na sua vida, não é mesmo? Mas, antes de mais nada, para qualquer viagem internacional que você faça fora da América do Sul, você vai precisar ter em mãos o seu passaporte!

Como tirar o passaporte

Uma vez que você toma a decisão de mudar de país, ou mesmo fazer uma viagem curta, algumas burocracias devem ser seguidas para que você consiga viajar. A primeira delas é tirar o passaporte. O documento é emitido pela Polícia Federal e você deverá comparecer ao local pelo menos duas vezes.

Passo a passo 

Você deve ir até o site da Polícia Federal  (PF) e preencher Formulário de Solicitação do Passaporte. O formulário é bem simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, onde você deve informar os seus dados pessoais. 

Após o preenchimento dos seus dados no formulário online, será emitido um boleto bancário no valor de R$ 257,25, a Guia de Recolhimento da União (GRU). Geralmente a guia tem o prazo de um dia útil para o pagamento.

Depois da GRU paga e compensada (pode levar até 48 hrs), você deve entrar no site da Polícia Federal novamente e agendar um horário. Somente após o pagamento será liberado o agendamento.

Feito o agendamento, a página irá te informar o dia, horário e local. Você deve, então, comparecer na sede da Polícia Federal com os seguintes documentos:

  • CPF
  • RG (Pode ser carteira de motorista ou carteira de trabalho)
  • Certidão de casamento, caso tenha alterado o nome
  • Certificado de naturalização, para os naturalizados
  • Comprovante bancário do pagamento da GRU

Além desses documentos, se esse não for o seu primeiro passaporte, você deve levar o anterior (comum ou de emergência), caso ainda esteja válido. No caso de não comprovação do documento, você estará sujeito a pagar uma multa.

Não é necessário levar fotografia, pois será coletada no momento do atendimento, assim como as digitais. 

Antes, era necessário apresentar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. Agora não é mais pedido esses documentos. No então, você deve estar em dia com a justiça eleitoral e com o serviço militar, pois essas informações serão checadas no momento da emissão do passaporte. Para conferir sua situação basta entrar no site do TSE ou do Exército.

O prazo para retirada do passaporte vai depender da unidade da Polícia Federal que você solicitou o processo. O passaporte deve ser retirado no horário e local indicados no dia em que o documento foi solicitado. A retirada só pode ser feita pelo titular do documento, mediante apresentação do documento de identidade (RG) e assinatura do recibo.

Gostaram dessas informações? Então compartilhe nas suas redes sociais, envie o link deste texto para os amigos e ajude a espalhar essa informação.

Se você sonha em viajar ou fazer um intercâmbio, entre em contato com a Agência Viajar Mais pelo Facebook ou Instagram e solicite informações!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *