6 motivos para não fazer intercâmbio

By in
6 motivos para não fazer intercâmbio

Não faça intercâmbio: 6 motivos para desistir de estudar no exterior

Se você chegou até este texto, é porque está em dúvida em relação aos motivos para fazer um intercâmbio. Para te ajudar nessa difícil decisão, veja 6 motivos para não estudar no exterior.

Não faça intercâmbio se você não quer aprender algo novo

O objetivo principal de quem opta pelo intercâmbio é aprender ou aprimorar um segundo idioma. Ao mesmo tempo, essa experiência proporciona muito mais que a fluência no inglês, espanhol ou francês, por exemplo.

Morar em outro país irá te proporcionar conhecimento sobre cultura, história e culinária. Além de conhecimento sobre o comportamento e hábitos do destino escolhido e seus habitantes. 

Por outro lado, o intercâmbio proporciona a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes nacionalidades e te fará aprender sobre outras culturas e suas influências.

Não faça intercâmbio se você não gosta de sair da zona de conforto

Se você é do tipo que gosta de ficar em casa, aprecia sua rotina e não está disposto a enfrentar desafios e experiência novas, essa aventura, definitivamente, não é uma opção.

Morar em outro país vai te obrigar a fazer um novo círculo de amizade, morar com pessoas de outros países, com hábitos e criação bem diferentes do seu habitual.

Morar no exterior é sair da sua zona de conforto. Acima de tudo, é preciso estar aberto para o novo e todas as oportunidades inusitadas que surgirem pelo caminho.

Se você não quer fazer novos amigos

Alguns casais decidem fazer o intercâmbio juntos. Entretanto, o mais comum é que essa viagem seja feita de forma individual. Em qualquer das duas ocasiões você irá fazer muitos amigos pelo caminho.

Na escola vai conhecer pessoas do mundo todo. Você vai compartilhar casa com algumas pessoas e fazer amigos no trabalho. Colegas vão te apresentar a outros colegas e com o tempo o círculo de amizade só irá crescer.

Se você não gosta de viajar 

A viagem começa quando você sai do Brasil rumo ao destino do seu intercâmbio. Ao chegar no novo país você vai querer conhecer não apenas a cidade em que irá morar, mas tudo o que puder em volta dela.

Intercambistas amam viajar. Você pode alugar um carro e viajar pelo país, conhecendo melhor sobre a cultura do interior. 

Se o país do seu destino for europeu, as empresas de aviação low cost (baixo custo) e a proximidade entre os territórios irão te proporcionar muitos carimbos no passaporte.

Se você não está disposto a fazer trabalhos diferentes

Os trabalhos mais comuns para intercambistas são os da área de limpeza, cuidador de crianças e idosos, garçom, ajudante de cozinha e camareiro.

Se você não estiver disposto a trabalhar nessas áreas, deve escolher um intercâmbio de curta duração e polpar o suficiente para se manter no exterior sem precisar trabalhar.

Para conseguir um emprego dos sonhos da sua área de atuação no Brasil, é preciso dominar o idioma e muitas vezes ter um visto trabalho e permanência no país.

Nem todas as empresas estão dispostas a contratar funcionários que precisam de recomendação e auxílio para aplicar para o processo de visto de trabalho.

Se você não quer mudar de opinião 

O intercâmbio é um programa que transforma a vida profissional e pessoal do estudantes. O aprendizado durante esse período será eminente.

Com tanto conhecimento novo adquirido, com os novos amigos, as viagens e as experiências vividas, será impossível você voltar dessa viagem a mesma pessoa que saiu do Brasil.

O intercâmbio abre a cabeça, mostra as opções e as diferenças entre os povos e  torna o intercambista tolerante e com opiniões mais empáticas. 

Viva essa experiência

Está preparado para vivenciar todas essas emoções durante os estudos no exterior? 

Se você quer mudar sua percepção vivendo uma experiência de vida, entre em contato com a Agência Viajar Mais e comece a programar o seu intercâmbio. 

O ideal é planejar a viagem com um ano de antecedência para que você consiga fazer uma escolha segura e se preparar para essa aventura.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *