8 motivos para morar em Portugal

By in
8 motivos para morar em Portugal

O número de brasileiros residentes em Portugal cresce a cada ano. A qualidade dos cursos de ensino superior, as oportunidades de emprego e o baixo custo de vida, atraem cada vez mais estrangeiros para esse pequeno país europeu. Veja 8 motivos para morar em Portugal.

Conforme dados divulgados pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), o número de brasileiro morando em portugal cresceu 43% no último ano, passando de mais de 105 mil em 2018 para cerca de 150 mil em 2019. Nesse ínterim, os brasileiros representam 1 a cada 4 imigrantes em território português. 

Descubra porque tantos brasileiros querem morar em Portugal

1- Idioma

Por se tratar de um país de língua portuguesa, os brasileiros terão uma dificuldade a menos na adaptação. Embora o sotaque e muitas palavras sejam diferentes, é mais prático se comunicar em Portugal a ter que aprender um novo idioma como o inglês ou o espanhol, por exemplo. 

2 – Clima

Brasileiros expatriados em países do hemisfério norte sentem saudades do nosso clima e demoram para se habituar às baixas temperaturas e aos dias de nevasca. Entretanto, quem decide morar em Portugal irá encontrar verões quentes e um inverno não tão rigoroso.

3 – Alimentação

A comida portuguesa é barata, variada e lembra muito os hábitos alimentares do brasileiro. Não será difícil encontrar a nossa famosa feijoada por lá e claro apreciar um bom e legítimo bacalhau português. Além disso, o país é conhecido por ser um grande produtor de bons vinhos e de oferecer grande variedade de peixes e frutos-do-mar.

4 – Praias

Antes de mais nada, brasileiro ama praia, mesmo que seja só para admirar as belezas da natureza. Você não irá sentir falta das praias durante o verão, pois Portugal tem mais de 660 praias às margens do Oceano Atlântico, sendo 530 marítimas e 130 fluviais. As praias de Algarve são as mais procurados pelos turistas.

5 – Possibilidade de conseguir passaporte português

O que pouca gente sabe, é que após 5 anos de residência legal e permanente no país, brasileiros podem dar entrada no pedido de cidadania portuguesa. Não existe um prazo legal, mas o processo deve durar de 6 meses a dois anos e exige que o estrangeiro seja maior de idade e não constitua ameaça à Segurança Nacional.

6 – Certificação reconhecida na Europa

Além do ensino de qualidade, ter uma certificação portuguesa abre portas para quem quer trabalhar em outros países europeus. Desde 1999, o Tratado de Bolonha unifica o sistema de ensino superior na Europa, possibilitando o ingresso nas universidades e validação do diploma de forma menos burocrática.

7 -Turismo

Se você gosta de viajar, morar em Portugal vai te proporcionar as viagens mais incríveis e acessíveis pelo velho continente. Além da proximidade entre os países, morar na Europa é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer outras culturas, já que o valor das passagens de avião são acessíveis e as possibilidades de destinos são muitas.

8 – Segurança

Se tem uma palavra que enche os olhos de qualquer brasileiro, essa palavra é segurança.  Em 2019, Portugal foi eleito o terceiro país mais pacífico do mundo, de acordo com o Índice de Paz Global. O estudo analisa as taxas de mortes por conflitos internos e classifica os países mais pacíficos de acordo com o resultado apresentado. Esses dados oferecem tranquilidade a quem deseja se mudar para o país.

E os pontos negativos?

Entretanto, assim como todos os outros destinos, Portugal tem suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, um dos pontos negativos de morar em Portugal é o baixo salário mínimo, quando comparado com outros países europeus. 

Neste caso, não morar em Lisboa pode ser uma boa escolha, já que a capital costuma ter um custo de vida mais alto. Para aqueles que querem economizar, mas não abrem mão de morar em Portugal, cidades como Porto, Coimbra, Faro, Setúbal e Sintra oferecem um custo de vida mais baixo além de ótima qualidade de vida.

Existe ainda, a possibilidade de morar em Portugal como investidor, abrindo o próprio negócio ou ser nômade digital e prestar serviço para empresas do brasil ou de outros países, que neste caso podem oferecem melhores salários..

Quer saber como conseguir ingressar em uma faculdade portuguesa? Entre em contato com a Agência Viajar Mais, nós temos um serviço de Assessoria de Estudos em Portugal e vamos te ajudar com dicas, informações e quais os primeiros passos a seguir para morar em um país europeu.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *