Intercâmbio: saiba como aproveitar ao máximo essa fase

By in
Intercâmbio: saiba como aproveitar ao máximo essa fase

Chegou a hora de realizar o tão sonhado intercâmbio? Já está com as malas prontas e ansioso para vivenciar essa nova experiência? Então, se liga nessas dicas que a Agência Viajar Mais preparou para você aproveitar tudo o que o intercâmbio pode lhe proporcionar.

Extra classe

A maioria das escolas oferecem atividades extra-classe, totalmente gratuitas. Aulas de reforço, grupo de discussão, sala de cinema, workshops e tours pela cidade. Alguns professores trocam a sala de aula uma vez por mês por uma visita à algum ponto turístico. Que tal ter aulas no parque ou conhecer um museu novo?

Aproveite todas essas oportunidades para aprender cada vez mais e praticar a língua local. Não fique desanimado quando o professor falar que a aula será visitando algum típico local ou mesmo fazendo um piquenique ao ar livre. É uma oportunidade de você praticar a língua e falar sobre assuntos cotidianos.

Se você tiver tempo e disposição financeira, vale fazer os passeios pagos das escolas também. Esses programas oferecem aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a cidade onde se está estudando, bem como sua história.

Meet up

O Meetup é um aplicativo que mostra todos os eventos e encontros que estão acontecendo na cidade. Você pode procurar os eventos por tema e data. O aplicativo mostra tudo o que está rolando naquela semana, de acordo com a sua busca. É uma forma de encontrar pessoas que têm as mesmas afinidades que você e fazer novos amigos. 

Existem encontros específicos para praticar a língua local. Contudo, as pessoas não se encontram apenas para conversar, também fazem atividades como aulas de dança e yoga, alguma prática religiosa, assistir filmes, cuidar de animais e muito mais. Dependendo do destino que você escolher, as opções serão muitas. 

Aproveite para conhecer pessoas, praticar o idioma e fazer algo que você goste ou dar oportunidade para uma atividade nova.

Saia da zona de conforto

Ao chegar no novo destino, é natural que você conheça brasileiros e se sinta em casa com eles. Ao contrário do que muitos recomendam – fugir de brasileiros, a Viajar Mais sabe que são os nossos conterrâneos os primeiros a nos ajudar, seja com uma vaga de acomodação ou trabalho. 

Contudo, evite morar com brasileiros durante todo o intercâmbio e não faça amizade só com brasileiros, o motivo é um só: você não vai praticar a língua como deveria.

Meu projeto de Intercâmbio 

Agência Viajar Mais oferece um programa exclusivo para os seus clientes. Todo intercambista que fechar com a agência, ganha um atendimento psicológico pré-embarque. Nessa sessão, oferecida pela Psicóloga e CEO da VM, Cris Mendes, o estudante fará o seu Planejamento de Intercâmbio.

Esse documento irá te ajudar a definir suas metas, entender o porquê está indo fazer intercâmbio e como alcançar seus objetivos. Assim, você viaja ciente do que almeja com essa experiência e não perde o foco. 

Alguns estudantes se perdem em seus propósitos, acarretando em um descontamento e acabam não aproveitando o que o intercâmbio pode proporcionar. Por isso, a Viajar Mais acredita que um acompanhamento psicológico antes e durante o intercâmbio são importantes.

Quer saber mais sobre saúde emocional e como lidar com as emoções durante o intercâmbio? Clique aqui!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *