Intercâmbio Jovem: tire suas dúvidas

By in
Intercâmbio Jovem: tire suas dúvidas

Aprender ou aperfeiçoar outro idioma, conhecer outras culturas e ampliar os horizontes. Saiba que você não precisa ser maior de idade para dar esse passo na sua vida. O Intercâmbio Jovem foi criado para adolescentes entre 15 e 19 anos, que com o apoio dos pais, querem morar em outro país.

Intercâmbio é um período de muitas experiências novas e troca cultural. Aprender um segundo idioma acaba se tornando apenas um dos itens importantes dessa fase da vida, já que você irá aprender muito com essa experiência.

Muitos jovens querem viver essa fase antes de se jogarem no mercado de trabalho ou de iniciarem um curso superior. Por isso, as agências de intercâmbio oferecem um pacote para o estudante que ainda está cursando o Ensino Médio no Brasil. 

O Intercâmbio Jovem deve ser realizado durante as férias escolares brasileiras, janeiro ou junho. Durante cerca de três semanas, o intercambista irá estudar inglês no Canadá, Estados Unidos ou Inglaterra, ficando em um alojamento de estudantes ou em casa de família. 

Mas, se você deseja passar um período maior no exterior e já tem algum conhecimento de inglês, o High School é um programa que irá atender as suas expectativas. Durante um ano ou um semestre, o jovem pode se matricular no ensino médio do país escolhido e estudar com nativos. Esse programa irá intensificar ainda mais o seu aprendizado e a vivência no exterior.

Vantagens de fazer o Intercâmbio Jovem

Mais clareza sobre a profissão que você quer seguir:

Passando um período fora em outro país, você irá vivenciar muitas experiências diferentes e se conhecer melhor, isso irá te ajudar a entender o que realmente gosta e quais suas habilidades. Requisitos importantes na hora de escolher uma carreira ou um curso superior.

Esse período, também, irá te preparar  para a convivência com outras pessoas durante e faculdade e em seguida no mercado de trabalho. A amizade com pessoas de diferentes culturas fará você deixar seus preconceitos de lado e saber trabalhar em equipe e lidar com todo o tipo e pessoa, sem julgamento prévio.

Falar outro idioma

Falar um segundo idioma é quase que obrigatório hoje em dia. Ao viajar para qualquer país que não seja falante de língua portuguesa, você deverá saber no mínimo o básico de inglês para se comunicar. Caso não fale nada, vai precisar de um guia de viagem ou um familiar que te auxilie. 

Quando você aprende outro idioma morando no exterior, você se torna livre para viajar para onde quiser! Mas, se virar durante uma viagem de férias não é a única vantagem de falar outras línguas. O fator mais importante será o diferencial no seu currículo e as oportunidades de emprego que pode conseguir por falar mais de um idioma. 

Vivência no Exterior

Morar em outro país irá lhe proporcionar uma experiência totalmente diferente da que você está acostumado. Vai se alimentar de forma diferente, se comunicar em outra língua e sempre fazer novas amizades. Essa vivência vai te tirar da zona de conforto uma vez que tudo é novo e obstáculos podem surgir nessa caminhada.

Desenvolver habilidades de liderança

Como já falamos no item acima, você estará um ambiente que não é o seu e por isso, irá aprender a conviver com situações que não está habituado. Irá tomar decisões, vai aprender a falar não e sair de alguma situação incômoda. 

Aprender a se relacionar com pessoas de cultura diferente da sua e a lidar com uma temperatura diferente também. Após essa vivência, você terá desenvolvido habilidades requeridas a todos os bons líderes.

Quanto custa um Intercâmbio Jovem?

Hospedagem e mensalidades escolares estão inclusas no pacote oferece pela Agência Viajar Mais. Porém, cada programa varia de preço uma vez que depende da duração dos estudos e da acomodação. Em 2020, um pacote básico de três semanas de estudo com acomodação vai custar entre 12 e 15 mil reais.

Além dos gastos com o pacote do intercâmbio, é de responsabilidade do intercambista as seguintes despesas. 

  • Passagem aérea (ida e volta)
  • Seguro-viagem
  • Despesas com passaportes e vistos
  • Gastos durante o intercâmbio e qualquer viagem ou excursão adicional

Ficou animado com as possibilidades de estudar no exterior e todas as vantagens que essa experiência pode trazer? Antes de sair fazendo as malas, se prepare melhor para  o seu Intercâmbio Jovem e não deixe de ler os nossos artigos sobre como tirar o passaporte e o visto americano.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *