Documentos para viagem Internacional e nacional: saiba quais são necessários

By in ,
Documentos para viagem Internacional e nacional: saiba quais são necessários

Planejar uma viagem é divertido e faz bem para saúde mental, ponto importante em tempos de isolamento social. Entretanto, o que não você não pode esquecer de providenciar são os documentos exigidos para viagem internacional ou nacional.

Já imaginou você chegar no aeroporto, na estação de trem ou terminal de ônibus e não poder embarcar porque esqueceu um documento importante em casa? Com a tecnologia e modernidade, estão surgindo documentos digitais para facilitar as nossas vidas. 

Contudo, é sempre bom consultar quais os documentos necessários para viajar e se organizar para não passar por nenhuma situação desnecessária.

Documentos para viagem internacional e nacional

Passaporte

O Passaporte é um documento internacional que permite o viajante entrar em todos os países, mediantes as exigências de cada local. Além da documentação pessoal, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como visto e seguro viagem, entre outras exigências.

Atualmente, a maioria dos países exige do viajante um teste negativo contra o Coronavírus, além de seguro saúde com cobertura mínima de acordo com cada região. 

Saiba mais:

Veja o passo a passo de como tirar o passaporte.

RG

Você sabia que a Carteira de Identidade está entre os documentos permitidos para viagem internacional?

Devido o acordo do Mercosul, O RG pode ser usado como documento de embarque em voos com destino à países da América do Sul.  A única exigência é que o documento tenha sido emitido nos últimos 10 anos, com foto recente.

Portanto, o brasileiro não precisa de passaporte para visitar os seguintes países: 

  • Argentina
  • Bolívia 
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela

Certificado de Vacinação 

Por conta de epidemias como a febre amarela, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP) se tornou fundamental em alguns lugares do mundo. 

Dessa forma, o viajante precisa apresentar o comprovante de imunidade contra doenças transmissíveis ao passar pela alfândega ou migração do país.

Portanto, veja alguns países que exigem do turista brasileiro o certificado de imunidade contra a febre amarela:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Egito
  • Equador
  • Filipinas
  • Índia
  • Maldivas
  • Paraguai

Para se informar sobre outros destinos que solicitam a documentação, consulte o site da Anvisa

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Quem pretende alugar um carro durante viagem ao exterior, deve se certificar se o destino exige a Permissão Internacional para Dirigir. 

A PID traduz a Carteira Nacional de Habilitação em 7 idiomas e passou a ser exigida em 1968. Entretanto, vale lembrar que a Permissão só é válida se juntamente for apresentada a carteira de motorista original.

Contudo, o documento é oficialmente solicitado apenas para brasileiros que quiserem dirigir por mais de 180 dias no exterior. De acordo com o Detran, a emissão do documento em viagens curtas evitar transtornos, por isso é recomendada.

A PID pode ser usada pelo brasileiro em mais de 100 países que assinaram a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. Saiba em quais países o uso da PID é exigida.

Criança: documentação para viagem internacional e nacional

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), menores acompanhados dos pais não precisam de nenhum documento extra de autorização de viagens para o exterior. Basta o passaporte do menor que deve embarcar com seus responsáveis.

Igualmente para viagens nacionais. Sendo assim, o responsável pela criança deve apresentar um documento com foto que comprove a filiação ou parentesco.

Por outro lado, sem a companhia do responsável é necessária uma autorização por escrito, que deve conter todas as informações do formulário padrão, disponível no portal do CNJ.

Digitalização de Documentos

Antes de mais nada, para ter acesso à versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor precisa possuir a última versão (emitidas a partir de maio de 2017) do documento, com QR Code. O Detran anunciou a novidade em 2018.

Posteriormente, em 2020, o Estado de São Paulo lançou o aplicativo o “RG Digital SP” para quem deseja obter uma versão digital da Carteira de Identidade. O documento é válido em todo território nacional.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), CNH e RG digital podem ser usados como documentos oficiais para embarcar em voos domésticos. 

Os documentos digitais são válidos apenas em território nacional. Se você for viajar para um dos países da América do Sul, será preciso apresentar o RG original ou passaporte.

Seguro Viagem também é documento para viagem internacional

Além de documentos pessoais, é importante consultar seu agente de viagem sobre todas as exigências de cada destino. 

Assim como o visitante de países pertencentes ao Espaço Schengen precisam apresentar um seguro viagem com cobertura mínima de €30 mil, outros países também podem exigir o serviço.

Em suma, a obrigatoriedade do seguro viagem é para garantir que o visitante  tenha condições de arcar com possíveis custos de cuidados médicos. Aprofunde-se nesse assunto por meio do nosso blog post sobre Seguro Viagem.

As informações sobre os documentos para viagens internacionais e nacionais foram uteis para você? Deixe um comentário sobre quais documentos você não sabia que eram necessários.

Quer saber mais sobre como contratar um seguro viagem? Fale com a Viajar Mais e tire todas as suas dúvidas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *