Cresce o número de brasileiros que decidem viver no exterior

By in
Cresce o número de brasileiros que decidem viver no exterior

Cada vez mais, brasileiros decidem viver no exterior. De acordo com dados da Receita Federal, desde 2014 vem crescendo o número de brasileiros que deixaram o país. Nos últimos anos, mais de 20 mil pessoas entregaram a declaração definitiva de saída do Brasil, documentação obrigatória para quem vai morar no exterior. 

Segundo dados do Ministério do Exterior, 3,5 milhões de brasileiro emigraram nos últimos anos. Se você também tem vontade de morar fora, veja 5 destinos fáceis para os brasileiros que querer mudar do país.

Visto de estudo e trabalho

Países europeus e o Canadá incentivam a imigração de pessoas qualificadas, já que esses territórios contam com uma população velha e pouca oferta de mão de obra. Embora os países recrutem profissionais de diversas áreas, de acordo com a lista de skills (habilidades) de cada local, o processo de visto de trabalho é burocrático, mas possível.

Uma saída para quem quer emigrar para outro país é começar pelo intercâmbio de longa duração, com possibilidade de trabalho durante os estudos. Dessa forma, o estudante pode fazer carreira no novo destino, conseguindo um visto de trabalho permanente e se estabelecer no país. O intercâmbio é a porta de entrada para essa mudança!

Veja 5 destinos fáceis para brasileiro morar e estudar

Irlanda

A Irlanda é o queridinho da lista entre os destinos mais procurados pelos brasileiros que querem aprender inglês e fazer um intercâmbio de longa duração. Isso, porque o país permite que o intercambista, matriculado em um curso de 25 semanas, tenha permissão de trabalho e estadia na Ilha por 8 meses. Além de poder trabalhar e estudar, o custo benefício do intercâmbio atrai milhares de brasileiros todos os anos.

É possível renovar o visto de estudos por duas vezes, totalizando dois anos como estudante de inglês na Irlanda. O intercambista pode trabalhar 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas durantes as férias. Após o término do curso de inglês, é possível dar continuidade nos estudos por meio de um curso superior. Os cursos de Mestrado e Doutorado permitem que o estudante continue no país até dois anos após a conclusão do curso, para ir em busca de uma oportunidade de emprego.

Intercâmbio na Irlanda, tudo o que você sempre quis saber!

Espanha

A Espanha tem regras parecidas com as da Irlanda, porém o curso de espanhol tem duração de 24 semanas e a permissão de trabalho não é vinculada ao visto de estudos. Ao chegar na Espanha o estudante deve conseguir uma oferta de trabalho e então solicitar a autorização junto ao Governo Espanhol.

Devido à facilidade de aprendizado do idioma, brasileiros costumam passar menos tempo no país estudando espanhol e após seis meses se matriculam em cursos profissionalizantes ou superior. A possibilidade de continuar morando no país após o término dos estudos é possível por meio do visto de trabalho.

Intercâmbio na Espanha, saiba como aprender espanhol na Europa!

Malta

Em Malta também é permitido estudar e trabalhar porém, o estudante só tem permissão de trabalho após 12 semanas de curso de inglês. Uma vantagem de Malta, é a possibilidade de conseguir um contrato de trabalho em áreas diversas. O arquipélago maltês é um local paradisíaco e embora pequeno, oferece muitas possibilidades de empregos no setor do turismo. Se você não fala maltês, não se preocupe a língua mais falada no país é o inglês.

Intercâmbio em Malta: Seu guia completo!

Dubai

Já desejou vivenciar uma experiência diferente, outra cultura e grandes oportunidades de alavancar a sua carreira? Dubai te oferece tudo isso e muito mais. Estudantes de  inglês em Dubai tem permissão de trabalho em período integral, em diferentes áreas. O nível de inglês do estudante irá definir o tipo de trabalho que ele irá ter. Embora, seja uma cidade dos Emirados Árabes, 85% da população de Dubai é estrangeira e por isso a língua majoritária é o inglês.

Quem deseja permanecer em Dubai após o término do curso de inglês vai encontrar um caminho mais fácil de percorrer, já que a cidade é um destino atraente para as grandes empresas. Brasileiros com o visto de trabalho podem residir e trabalhar no local legalmente. 

Trabalhar e estudar inglês em Dubai, saiba como.

Canadá

Se você já sabe inglês, tem família e pensa em dar continuidade nos estudos e ter residência no exterior, o Canadá irá te oferecer grandes possibilidades de recomeçar a vida em outro país. Profissionais que optarem por fazer um College de 6 meses ou mais no Canadá, tem permissão de trabalho de 20 horas semanais. O cônjuge também tem direito a residência e permissão de trabalho durante esse período.

Além de graduar em uma instituição de ensino reconhecida, em um dos países com os melhores níveis educacionais, a família terá a oportunidade de estabelecer no exterior e após três anos de permanência no país, dar entrada no processo de cidadania canadense.  O Canadá sempre teve uma política de incentivo à imigração, quanto mais qualificado for o casal, maiores as chances de conseguir um bom emprego e ótimas oportunidades no país.

Intercâmbio no Canadá, saiba por onde começar

Vale lembrar, que os estudantes brasileiros que têm a intenção de ficar mais tempo no país, após o término do intercâmbio, deve se preparar para um mercado de emprego com ótimas oportunidades, mas também competitivo.  É de extrema importância que o intercambista se prepare durante os estudos para a tão sonhada vaga de trabalho. Invista no aprendizado do idioma, capriche no currículo e no linkedin e esteja pronto para as entrevistas. 

As chances se conseguir um visto de trabalho e se estabelecer no país é maior quando o brasileiro já reside fora, por isso o intercâmbio pode ser o primeiro passo para você que quer morar no exterior.
Quer saber como a Viajar Mais pode te ajudar nesse sonho de morar fora do Brasil? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o pacote de intercâmbio que mais combina com você!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *