Conheça como é a saúde pública na Irlanda

By in
Conheça como é a saúde pública na Irlanda

Se você está com uma viagem marcada para Irlanda, com certeza está com a ansiedade a mil e muitos preparativos. É normal fazer um check up antes de viajar, principalmente se você vai ficar muito tempo longe.

Mas se precisar usar a saúde da irlanda, você sabe como funciona? É cara uma consulta particular? Posso usar o sistema de saúde pública? O serviço oferecido é bom? Tire essas e outras dúvidas neste artigo.

Seguro obrigatório

O seguro obrigatório é um documento exigido pelo governo irlandês aos estudantes brasileiros. Quem deseja estudar na Irlanda deve adquirir esse seguro obrigatório para conseguir ter o visto de estudante e trabalho na Irlanda.

Esse documento oferece ao estudante estrangeiro o direito de usar o serviço de saúde pública na Irlanda. Ele não é um seguro de saúde particular, é apenas uma permissão para ir a um hospital ou se consultar com um médico.

Atenção, essa informação é muito importante! O sistema de saúde da Irlanda não é como o SUS brasileiro, em que o cidadão pode se consultar ou se tratar gratuitamente. Os serviços na Irlanda são cobrados.

Se o serviço que você procura não é de emergência, o primeiro passo é agendar uma consulta pelo GP- General Practitioner (Clínico Geral). A consulta custa em torno de 50 euros e, após avaliação médica, você será encaminhado para um médico especialista. 

É diferente do Brasil quando você sabe que tem um problema de vista ou precisa passar por um ginecologista e vai direto no profissional da área. Na Irlanda, primeiro você se consulta com um clínico geral e então ele te encaminha para um especialista, caso necessário.

Após a consulta, o médico irá perguntar se quer ser atendido pelo sistema público ou particular de saúde. Se optar pelo público, a espera pode ser longa, caso contrário você irá a um médico privado e o atendimento será mais rápido.

Em caso de urgência e emergência, você deve se dirigir diretamente ao hospital e pagar uma taxa de 100 euros pelo atendimento. Vale lembrar que exames não estão inclusos nessa taxa.

Serviços de saúde gratuitos

Na Irlanda não existe saúde pública gratuita, com exceção de quem possui o Medical Card, um benefício concedido aos cidadãos europeus que estão desempregados, aos idosos, e crianças até 6 anos de idade.

Contudo, mulheres com mais de 30 anos que já tenha o PPS (um documento referente ao CPF no Brasil), podem fazer o preventivo gratuitamente a cada três anos. Diferente no Brasil, onde procedimento é realizado anualmente. Na Irlanda, o governo recomenda que o exame seja realizado de três em três anos.

Se você ainda não fechou o seu intercâmbio, entre em contato com um dos nossos consultores e peça um orçamento. A Agência Viajar Mais tem convênios com ótimas escolas em Dublin, Cork, Limerick e Galway.

Nossos consultores são intercambistas ou já passaram por essa experiência. Esse diferencial conta na hora de dar todas as dicas e informações. Deixe a VM fazer parte do seu sonho!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *