Conheça 5 cidades históricas de Minas Gerais

By in
Conheça 5 cidades históricas de Minas Gerais

Você conhece Minas Gerais? O que você sabe sobre a Inconfidência Mineira? Que tal viajar e conhecer melhor a história de Minas e sua importância por meio dos acervos históricos das cidades do estado.

Minas é o 2º estado mais populoso do Brasil, com mais de 21 milhões de habitantes. Devido o seu tamanho, o estado se divide em 10 regiões, mas neste texto vamos falar sobre 5 Cidades Históricas da Rota do Ouro Colonial.

A rota que liga as cidades históricas surgiu para oferecer aos viajantes um caminho seguro que ligava as regiões produtoras de ouro em Minas Gerais aos portos do litoral carioca. Conhecer essas cidades históricas é um incrível roteiro turístico brasileiro e permite ao viajante andar pelos caminhos utilizados no Brasil Colônia. 

Ao fazer essa rota você vai conhecer as famosas cidades: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Tiradentes e São João Del Rei. Essa viagem irá te fazer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil por meio de museus e igrejas e ainda admirar as belas obras de Aleijadinho.

A Inconfidência Mineira foi um importante movimento social da História do Brasil. Em plena época do ciclo do ouro, o povo brasileiro lutou contra a opressão do governo português, durante o período colonial. 

O principal personagem dessa história se chamava Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Sua importância para história de Minas foi tão grande, que uma cidade mineira leva seu nome.

Se você é fã dos produtos mineiros, como o café, a cachaça, o doce de leite com queijo e um bom café, não pode deixar de visitar as belas cidades do Sul de Minas

Tiradentes

Localizada na Região Central de Minas Gerais e a 16 quilômetros de São João Del Rei, Tiradentes se tornou um dos pontos turísticos mais requisitados do estado, nos último anos. 

Suas casas que lembram o período colonial, o fato da cidade homenagear o líder do importante movimento contra a Coroa Portuguesa, fazem de Tiradentes um lugar simples e calmo, mas ao mesmo tempo com uma vida noturna agitada e restaurantes requintados.

Se você gosta de caminhadas em meio à natureza, pode  fazer a trilha que liga Tiradentes a cidade de São João Del Rei. É possível contratar um guia turístico para te acompanhar pela trilha ou se preferir pode fazer o caminho que liga as duas cidades, passeando de Maria Fumaça.

São João Del Rei

Quem chega a São João Del Rei vindo de trem, já pode começar o passeio turístico a partir da estação. Nem precisa de taxi, pois nos arredores se encontram igrejas, museus e sobrados históricos. Se engana quem acha que vai encontrar uma cidade pequena e pacata como Tiradentes, o município é repleto de ruas agitadas e muito comércio. 

A cidade universitária mantém o centro histórico com 700 prédios tombados, às margens do Córrego do Lenheiro. A Universidade Federal de São João Dei Rei foi fundada em 1953 e atrai estudantes de todo o Brasil.  Os amantes de samba e cerveja podem curtir a noite nos diversos bares da cidade. Visitar esse local, que foi importante para o Brasil Colônia, é viajar no tempo.

Ouro Preto

Em Ouro Preto é possível visitar vários museus e acervos do período colonial, além de conhecer as obras do famoso escultor, carpinteiro e arquiteto mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. As paisagens em Ouro Preto são deslumbrante e vale a pena conhecer o interior das igrejas.

Fundado em 1711, o município já foi capital do estado e a cidade mais populosa da América Latina. A Universidade Federal de Ouro Preto é uma das mais importantes do país e oferece diversos cursos de graduação e pós- graduação. Quem vai a Ouro Preto pode visitar 6 minas de ouro e viajar pela história fazendo um passeio de Maria Fumaça até a cidade de Mariana.

Mariana

Marina é uma cidadezinha pequena e charmosa, ideal para um passeio de final de semana. Se você vai a Ouro Preto, se programe para conhecer Mariana também. Mariana foi a primeira capital de Minas e a primeira cidade a ter um projeto urbanístico planejado. As igrejas, o Centro Histórico de Mariana e os casarões coloniais não podem faltar no seu roteiro.

Em Mariana está a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação. No final de 2015 a cidade passou por um momento difícil quando uma barragem rompeu deixando vítimas fatais e impactando no meio ambiente. Mesmo com o desastre, que ocorreu a 30 km de distância da cidade, Mariana se encontra de portas abertas para receber os turistas e oferecer seus passeios. 

Diamantina

Você gosta de cachoeiras? Caminhar e curtir a natureza? Então irá se encantar com as belezas de Diamantina. A fama da cidade começou com a descoberta de pedras preciosas, ainda no século 18. Mesmo após os diamantes se tornarem escasso devido a explorava portuguesa, a cidade continuou em evidência.

Berço do ex-presidente Juscelino Kubitscheck e de Chica da Silva, Diamantina está localizada no Vale do Jequitinhonha a 290 km de Belo Horizonte.  A cidade tem uma série de eventos culturais e musicais, sendo o mais conhecido a Vesperata – concerto noturno ao ar livre que reúne músicos nos sobrados da tradicional Rua da Quitanda.

A Agência Viajar Mais tem profissionais do turismo que podem te ajudar a organizar o seu tour por Minas Gerais. Entre em contato com o setor de turismo e deixe a gente te ajudar a montar um roteiro inesquecível.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *