Como comprar passagens de avião: seu guia completo

By in
Como comprar passagens de avião: seu guia completo

Na hora de planejar uma viagem, são muitos os detalhes: acomodação, passeios turísticos, e transporte. Se for uma viagem internacional você ainda terá que pensar no visto e no Seguro saúde, exigido em alguns destinos. 

Um dos maiores gastos, seja em viagens nacionais ou internacionais, são as passagens de avião. Se compradas sem programação e informação, elas podem ser muito mais salgadas que quando feito com antecedência. 

Nós separamos algumas dicas para você que é um viajante independente e gosta de organizar a própria viagem. Veja como comprar passagem de avião com um preço menor e qual o melhor lugar para adquirir seus tickets com segurança e melhor custo benefício.

Dicas para comprar passagem:

  • Comprar com antecedência (6 a 10 semanas antes da viagem)

Embora você não possa comprar suas passagens com muita antecedência, já que a companhia aérea trabalha com um calendário aberto de 340 a 360 dias antes da sua viagem, é indicado que essa compra seja feita em até dois meses e meio antes do embarque. 

No caso de intercambistas ou para viagens de longa duração, a regra é a mesma, já que eles precisam comprar a volta para 6 ou 3 meses depois. Tanto a passagem de ida, quando de volta, só podem ser adquiridas dentro do limite de dias do caléndario. Em outras palavras, você não pode comprar a sua volta para o ano seguinte, é preciso planejar sua viagem com no máximo 360 dias antes do retorno.

  • Comprar direto do site da companhia aérea?

Se você comprar por sites que não sejam da companhia aérea, não terá um suporte rápido no caso de algum problema, como perder o avião ou precisar trocar a data da viagem. Já quando adquirido direto no site da companhia aérea ou com agência de viagens, você consegue resolver tudo pelas redes sociais das empresas ou por email, de forma rápida e eficaz.

  • Cadastre-se para receber ofertas

Existem vários aplicativos que monitoram os preços das passagens e as promoções. Além de ficar de olho nesses aplicativos, você pode entrar nos sites das companhias aéreas e se cadastrar para receber as ofertas por email.

  • Fuja de feriados ou férias

As passagens no período de férias escolares e feriado, principalmente carnaval e final de ano, tendem a ser muito mais caras que em outras datas. Se você pretende viajar de forma econômica, é melhor programar suas férias para um período do ano mais calmo.

É uma ótima ferramente para você não precisar pesquisar em todos os sites de viagem, O Google Flights mostra voos de companhias aéreas diferentes e, ainda, tem uma opção de calendário que te permite ver quais dias do mês as passagens estão com menor preço. Também é possível colocar um alerta caso o preço da passagem mude.

Quais vacinas devo tomar antes de viajar?

Locais onde você pode comprar uma passagem aérea:

  • Site oficial da companhia aérea;
  • Agências de viagem;
  • Lojas oficiais das companhias aéreas;
  • Centrais de venda das companhias aéreas.

Teoria do X

A variação dos preços da passagem aérea pode ser de até quatro vezes maior, se você comprar de última hora. Existe uma teoria que diz que passagens compradas de última hora tem um valor de 2X, enquanto passagens compras cerca de dois meses antes, pode ter o valor de 2/X. Ou seja, um quarto do valor.

A Diana da Mundo 4e explica bem essa teoria, quem quiser entender melhor, dá uma olhadinha nos Destaques do instagram da Diana. Mas basicamente, a teoria diz que uma passagem de mil reais para “amanhã”, custou 250 reais há algumas semanas.

Porque comprar passagem com viagem de turismo é importante?

Quando você compra a passagem diretamente de uma agência de viagem, você terá um profissional encarregado para resolver eventuais problemas que possam surgir durante a sua viagem. Basta entrar em contato com o agente de viagens por meio de um telefonema, email ou whatsapp, solicitando as alterações  necessárias ou enviado questionamentos.

Mesmo com tanta modernidade e com a digitalização dos serviços, algumas companhias aéreas internacionais que operam no Brasil, ainda não oferecem em seu site o serviço de parcelamento da compra por meio de boleto. Neste caso, o procedimento deve ser realizado por meio de uma agência de viagens.

Quando preciso me preocupar com o seguro viagem?

A Agência Viajar Mais tem um setor especializado em passagens aéreas  e seguro viagem para te ajudar a escolher a melhor tarifa para a sua viagem. Entre em contato por email com o nosso agente de viagem.

Para mais informações sobre Seguro Viagem, mande um email ou uma mensagem pelo Facebook e Instagram.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *