Como conseguir bolsa de estudo em Portugal

By in ,
Como conseguir bolsa de estudo em Portugal

Portugal é um dos destinos mais procurados nos últimos anos e oferece a possibilidade de bolsa estudo para quem deseja uma certificação no exterior.

A medida que a competição por uma vaga de emprego se torna mais acirrada no Brasil, estudantes decidem buscar certificações internacionais na esperança de conseguirem melhores oportunidades de trabalho.

Descubra neste artigo como estudar na Europa pagando menos.

Bolsa de estudo possibilita que mais brasileiros estudem no exterior

Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre pode ser realizado  devido ao investimento necessário para estudar em outro país. Por outro lado, Portugal pode tornar esse sonho possível com as facilidades do idioma e as bolsas de estudo.

Pesquisas apontam que nos últimos anos houve um crescimento significativo de estudantes brasileiros no exterior. Segundo dados da Associação das Agência Brasileira de Intercâmbio (Belta), cerca de 50 mil brasileiros iniciaram uma graduação internacional em 2018.

Mesmo diante da pandemia que pegou a todos de surpresa em 2020, estudos revelam que os brasileiros mantêm os planos de estudar no exterior.

Segundo informações da Pesquisa Selo Belta 2020, 33% dos entrevistados continuam com intenção de realizar o intercâmbio, a pandemia não mudou o desejo e os planos desses estudantes.

Em 2019, o setor de intercâmbio movimentou 1,3 milhão de dólares. Os programas de estudos no exterior mais procurados continuam sendo os tradicionais cursos de inglês em países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Irlanda. 

Por outro lado, o interesse por certificações de graduação na América Latina e Europa estão cada vez mais em voga. Do mesmo modo a busca por um certificado português cresce a cada ano.

Porque escolher Portugal

Com aceitação da nota do Enem, a procura pelas universidades portuguesas ganham a atenção dos estudantes brasileiros.

Sob o mesmo ponto de vista, as aulas em português e o processo simples de ingresso nas universidades fizeram 13.295 brasileiros buscarem por uma formação acadêmica em Portugal no primeiro semestre de 2019.

Em outras palavras, Portugal está entre os países mais procurados por quem busca uma certificação internacional.

Além das facilidades do idioma, já que os dois países falam português, o baixo custo de vida, se comparado com outros países europeus, também é um bom motivo para estudar em terras portuguesas.

Bem como a qualidade de ensino, o país ainda possui belas praias, vasta história, boa comida e faz com que os brasileiros se sintam em casa. O clima é um atrativo à parte, principalmente para aqueles que preferem temperaturas mais amenas e um inverno não tão rigoroso.

Do mesmo modo, Portugal é uma porta de entrada para quem sonha em morar em outro países da Europa. Desde 1999, o Pacto de Bolonha unifica o sistema de ensino superior em todo o bloco europeu.

Tipos de bolsas de estudo em Portugal

É preciso entrar em contato com as universidades para saber como se candidatar às bolsas de estudos. Algumas universidades oferecem desconto de 10% para estudantes que fizerem a matrícula com antecedência. 

Do mesmo modo, as universidades de Porto oferecem desconto de até 50% nas propinas para estudantes brasileiros. Veja alguns programas de bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado, Doutorado, PHD) em Portugal.

  • Bolsa de Estudo por Mérito
  • Capes
  • Erasmus Mundus
  • Fundação Estudar
  • Fun. para a Ciência e Tecnologia
  • Fun. Schlumberger 
  • Ibero-Americanas
  • Mobilidade Acadêmica
  • Politécnico de leiria
  • Santander
  • Santander Mundi
  • Universidade de Aveiro
  • Universidades do Porto
  • Women in Finance Scholarship

Como conseguir uma bolsa de estudo?

O processo seletivo português, embora não seja unificado, segue calendário diferente do Brasil. O ano letivo europeu começa em setembro, logo as inscrições e matrículas são realizados no primeiro semestre de cada ano.

Se informe sobre as regras do edital das universidades e aplicar para as bolsas oferecidas de acordo com a instituição. Primeiramente visite os sites das instituições mencionadas acima para obter mais informações sobre o processo de candidatura para uma bolsa parcial ou integral.

Se você pensa em ingressar em uma universidade portuguesa, comece a planejar o seu futuro com a Viajar Mais. Temos um serviço de Assessoria para Estudar em Portugal que irá te auxiliar em todo o processo e a conseguir uma vaga nas melhores universidades da Europa.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *