Agente de viagem: estudo aponta que após pandemia aumentou a procura por esses profissionais

By in ,
Agente de viagem: estudo aponta que após pandemia aumentou a procura por esses profissionais

Conforme pesquisa realizada pela Travelport, um terço dos viajantes consultados acredita no aumento do uso de serviços oferecidos por agente de viagem. A procura por esse profissional é resultado da insegurança gerada com a pandemia do coronavírus.

Os entrevistados disseram se sentir mais confiantes comprando direto de agente de viagem (consultor de viagem), uma vez que esses profissionais estão em uma posição melhor de fornecer informações confiáveis e atualizadas sobre segurança em viagens.

O estudo foi realizado com 5 mil pessoas dos Estados Unidos, Reino Unidos, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Vantagens de contratar o agente de viagem

Você sabe qual o papel do consultor de viagem? Entenda porquê é importante contar com um profissional na hora de planejar a sua viagem de intercâmbio ou turismo.

  • Segurança
  • Comodidade e tranquilidade
  • Evitar furadas e golpes
  • Custo-benefício
  • Atendimento emergencial
  • Parcelamento e formas de pagamento

Saiba mais:

Perfil do viajante

O perfil do viajante é moldado de acordo com os valores, preferências e estilo de vida de cada pessoa. Com a tecnologia, ficou fácil reunir informações e planejar a sua viagem sem ajuda de um profissional.

Entretanto, existe uma parcela de viajantes que não abrem mão de contratar um consultor de viagem. Pois, esse perfil de turista preza pela segurança e comodidade, além de não conhecer o mercado do turismo ou não falar outros idiomas. 

Dessa forma, as viagens em grupo ou os pacotes personalizados continuam em alta.

Porque viajantes preferem contar com o trabalho do agente de viagem?

As agências de turismo estão se adaptando para atender o novo perfil do consumidor, que busca por pacotes personalizados, com atendimento diferenciado e com suporte sempre que necessário. 

Primordialmente, esse perfil de viajante busca contar com a ajuda profissional em caso de imprevistos, como remarcação de passagem ou cancelamento da viagem.

Da mesma forma, o cliente que precisa desse suporte sabe que terá custos extras. Afinal, é natural que um especialista seja remunerado por executar o seu trabalho, oferecendo conhecimento ao viajante e proporcionando uma viagem segura e confortável.

A Agência Viajar Mais oferece o serviço de consultoria de viagem e intercâmbio para orientar o passageiro sobre qual a melhor maneira de viajar, comprar os serviços online, além de um planejamento adequado para cada perfil e orçamento. 

Nesses casos, a agência só faz emissão de serviços se essa for a sua vontade, o foco é montar um pacote de viagens que seja perfeito para você e não vendê-lo.

A turismóloga e co-founder da Viajar Mais, Mariana Sampaio, acredita que o consultor de viagem atua como consultor de informações e entrega para o cliente exatamente o que ele busca: um pacote personalizado, de acordo com as preferências do viajante.

“O cliente está livre para fazer a compra online de serviços como passagens, reservas de hotéis e seguro viagem. Em todo caso, é importante deixar o turista ciente que as compras realizadas pela internet não oferecem o mesmo respaldo e gestão das reservas”, comenta Mari.

Alguns clientes ainda acreditam que fechar com agentes de viagem pode gerar gastos e custos extras. 

Contudo, quando há diferença de valores é um valor irrisório perante os benefícios que uma empresa pode oferecer para quem sonha em viajar.

Posso planejar meu intercâmbio sozinho ou preciso de uma consultor de viagem?

Para a psicóloga e co-founder da Viajar Mais, Cristianne Mendes, o mercado do intercâmbio mais do que nunca precisa de consultores comprometidos, sobretudo profissionais competentes para auxiliar o intercambista na compra do intercâmbio e eventualmente proteger o cliente de fraudes e golpes. 

“A agência é um facilitador nesse momento, resolvendo os problemas de remarcações, enquanto oferece tranquilidade para que o cliente não resolva as questões burocráticas sozinhos. O consultor de intercâmbio não é apenas um vendedor, ele é um parceiro do intercambista, que o acalma com informações seguras, resolve os problemas e guia o cliente em todo o processo” explica Cris.

Medidas de Segurança

Além disso, após a Pandemia da COVID-19, de acordo com pesquisa da Travelport, a maioria dos viajantes busca por empresas que oferecem medidas de segurança para toda a viagem. 

Em cada etapa da viagem é fundamental respeitar às regras de isolamento impostas pela pandemia.

A pesquisa informa também que os turistas se sentem prontos para considerar viagens domésticas e internacionais, entretanto apenas com empresas que ofereçam medidas seguras e flexibilidade na mudança da data ou cancelamento da viagem.

Gostou das nossas dicas e quer saber muito mais sobre o mundo do intercâmbio e turismo? Então, continue de olho no Blog da Viajar Mais, toda semana um texto novo para tirar suas dúvidas sobre o mundo das viagens. 

2 Comments
  1. É sempre bom ter um especialista para cuidando de sua viagem. Esse cuidado pode ser realizado desde o planejamento de um roteiro até mesmo na necessidade de utilização do seguro saúde.
    Ter esse apoio deixa a viagem mais tranquila e nos proporciona um aproveitamento melhor.

  2. Eu sou suspeita, mas ja pude comprovar com muitos de nossos passageiros a diferença que faz ter um profissional por trás de coisas bem simples, como por exemplo, uma mera emissão de passagem! #VALORIZEseuAgenteDeViagem

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *